RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Camilla da Fonseca-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:48:38Z-
dc.date.available2022-09-05T18:48:38Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/9-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo estudar qual a contribuição da música no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico-qualitativa, adotando a ideologia de alguns autores principais. Em relação do conceito de infância foi utilizado Azevedo e Sarat (2015) e Guimarães (2017), sobre a trajetória do ensino da música foi Queiroz (2012) e Amato (2006), e com relação a música como componente da educação infantil foi empregado Gohn e Stravacas (2010) e Romanelli (2014) O trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro aborda sobre os conteúdos acerca da música, a importância da sua manifestação e expressão pelos seres humanos e também sobre como ela foi constituída historicamente na linha do tempo até os parâmetros atuais. Já no segundo capítulo houve a preocupação em explanar a música como conteúdo presente na Educação Infantil e sua obrigatoriedade, também o processo de ressignificação da infância e como a preocupação com o ensino da criança se caracterizou a partir dos anos. Por fim, neste capítulo foi apresentado uma proposta de ensino fundamentada em dois eixos, o eixo essencialista que aborda os conteúdos da música, como ritmo, som e melodia; e o eixo contextualista que utiliza das cantigas e músicas como forma de ensino multidisciplinar. Concluiu-se que a história da música é marcada por inúmeros processos onde a mesma sempre transitou de maneira instável e, que mesmo com sua obrigatoriedade curricular a mesma é trabalhada de acordo com as possibilidades do professor. Na BNCC o ensino da música é colocado a partir das necessidades especificas por idade da criança. Os Documentos Oficiais e Legislatórios colocam o ensino da música como obrigatório na Educação Básica. A importância ao conteúdo da música está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, nos aspectos de psicomotricidade, ludicidade, sonoridade, ritmo, vocabulário, desenvolvimento da linguagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação-infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleCantando também se aprende: o trabalho com música na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, João Paulo de Souza da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7565354832565161pt_BR
dc.contributor.referee1Nater, Elizabeth-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Yara-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estudar qual a contribuição da música no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico-qualitativa, adotando a ideologia de alguns autores principais. Em relação do conceito de infância foi utilizado Azevedo e Sarat (2015) e Guimarães (2017), sobre a trajetória do ensino da música foi Queiroz (2012) e Amato (2006), e com relação a música como componente da educação infantil foi empregado Gohn e Stravacas (2010) e Romanelli (2014) O trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro aborda sobre os conteúdos acerca da música, a importância da sua manifestação e expressão pelos seres humanos e também sobre como ela foi constituída historicamente na linha do tempo até os parâmetros atuais. Já no segundo capítulo houve a preocupação em explanar a música como conteúdo presente na Educação Infantil e sua obrigatoriedade, também o processo de ressignificação da infância e como a preocupação com o ensino da criança se caracterizou a partir dos anos. Por fim, neste capítulo foi apresentado uma proposta de ensino fundamentada em dois eixos, o eixo essencialista que aborda os conteúdos da música, como ritmo, som e melodia; e o eixo contextualista que utiliza das cantigas e músicas como forma de ensino multidisciplinar. Concluiu-se que a história da música é marcada por inúmeros processos onde a mesma sempre transitou de maneira instável e, que mesmo com sua obrigatoriedade curricular a mesma é trabalhada de acordo com as possibilidades do professor. Na BNCC o ensino da música é colocado a partir das necessidades especificas por idade da criança. Os Documentos Oficiais e Legislatórios colocam o ensino da música como obrigatório na Educação Básica. A importância ao conteúdo da música está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, nos aspectos de psicomotricidade, ludicidade, sonoridade, ritmo, vocabulário, desenvolvimento da linguagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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