Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/9
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cantando também se aprende: o trabalho com música na educação infantil |
Autor(es): | Ferreira, Camilla da Fonseca |
Primeiro Orientador: | Silva, João Paulo de Souza da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nater, Elizabeth |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Yara |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar qual a contribuição da música no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico-qualitativa, adotando a ideologia de alguns autores principais. Em relação do conceito de infância foi utilizado Azevedo e Sarat (2015) e Guimarães (2017), sobre a trajetória do ensino da música foi Queiroz (2012) e Amato (2006), e com relação a música como componente da educação infantil foi empregado Gohn e Stravacas (2010) e Romanelli (2014) O trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro aborda sobre os conteúdos acerca da música, a importância da sua manifestação e expressão pelos seres humanos e também sobre como ela foi constituída historicamente na linha do tempo até os parâmetros atuais. Já no segundo capítulo houve a preocupação em explanar a música como conteúdo presente na Educação Infantil e sua obrigatoriedade, também o processo de ressignificação da infância e como a preocupação com o ensino da criança se caracterizou a partir dos anos. Por fim, neste capítulo foi apresentado uma proposta de ensino fundamentada em dois eixos, o eixo essencialista que aborda os conteúdos da música, como ritmo, som e melodia; e o eixo contextualista que utiliza das cantigas e músicas como forma de ensino multidisciplinar. Concluiu-se que a história da música é marcada por inúmeros processos onde a mesma sempre transitou de maneira instável e, que mesmo com sua obrigatoriedade curricular a mesma é trabalhada de acordo com as possibilidades do professor. Na BNCC o ensino da música é colocado a partir das necessidades especificas por idade da criança. Os Documentos Oficiais e Legislatórios colocam o ensino da música como obrigatório na Educação Básica. A importância ao conteúdo da música está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, nos aspectos de psicomotricidade, ludicidade, sonoridade, ritmo, vocabulário, desenvolvimento da linguagem. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo estudar qual a contribuição da música no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico-qualitativa, adotando a ideologia de alguns autores principais. Em relação do conceito de infância foi utilizado Azevedo e Sarat (2015) e Guimarães (2017), sobre a trajetória do ensino da música foi Queiroz (2012) e Amato (2006), e com relação a música como componente da educação infantil foi empregado Gohn e Stravacas (2010) e Romanelli (2014) O trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro aborda sobre os conteúdos acerca da música, a importância da sua manifestação e expressão pelos seres humanos e também sobre como ela foi constituída historicamente na linha do tempo até os parâmetros atuais. Já no segundo capítulo houve a preocupação em explanar a música como conteúdo presente na Educação Infantil e sua obrigatoriedade, também o processo de ressignificação da infância e como a preocupação com o ensino da criança se caracterizou a partir dos anos. Por fim, neste capítulo foi apresentado uma proposta de ensino fundamentada em dois eixos, o eixo essencialista que aborda os conteúdos da música, como ritmo, som e melodia; e o eixo contextualista que utiliza das cantigas e músicas como forma de ensino multidisciplinar. Concluiu-se que a história da música é marcada por inúmeros processos onde a mesma sempre transitou de maneira instável e, que mesmo com sua obrigatoriedade curricular a mesma é trabalhada de acordo com as possibilidades do professor. Na BNCC o ensino da música é colocado a partir das necessidades especificas por idade da criança. Os Documentos Oficiais e Legislatórios colocam o ensino da música como obrigatório na Educação Básica. A importância ao conteúdo da música está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, nos aspectos de psicomotricidade, ludicidade, sonoridade, ritmo, vocabulário, desenvolvimento da linguagem. |
Palavras-chave: | Educação-infantil Desenvolvimento integral Música |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/9 |
Data do documento: | 6-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILLA DA FONSECA FERREIRA.pdf | 269.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.