RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Letras Português / Libras
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dc.creatorSilva, Sandra Valeria Brugnolo-
dc.date.accessioned2022-09-06T17:25:19Z-
dc.date.available2022-09-06T17:25:19Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/36-
dc.description.abstractThe possibility of a person in deprivation of freedom decreasing their time of confinement through study, reading or work activity is a benefit that has a constitutional provision through Law No. 7,210 / 84 of Criminal Execution (LEP). Considering the importance of reading for the human and citizen formation of those who are deprived of freedom and the impacts they provide on their lives and on society, this study seeks to answer the question: How does reading contribute to the re-socialization of the inmates? The general objective is to investigate how the incentive to reading can help to re-socialize the individual in deprivation of freedom. The specific objectives aim to present data that can contribute to encouraging the resocialization of prisoners through reading; identify which factors hinder the formation of readers in the prison system; verify literary genres that are part of the remission of sentences project through reading and understand how reading is able to broaden the sympathetic look at oneself and the other, generating empathy and changes in conduct, consequently reducing the period of confinement. The methodology used is based on bibliographic research and document analysis, based on a qualitative approach that was developed with the study of literature involving the theme. The studies carried out confirm that reading is essential to human life and plays a fundamental role in changing the perspective of a person in a confinement regime, who, in the majority, are poor, black and brown and have not completed elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPresídiospt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleConfinamento cultural: a remição da pena pela leitura no sistema penal paranaensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Dias , Marli Pereira de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4159089682659907pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Jose Francisco-
dc.contributor.referee2Miranda, Eduardo Soncini-
dc.description.resumoA possibilidade de uma pessoa em privação de liberdade diminuir o seu tempo de confinamento por meio do estudo, leitura ou atividade laboral é um benefício que tem previsão constitucional através da Lei Nº 7.210/84 de Execução Penal (LEP). Considerando a importância da leitura para a formação humana e cidadã daqueles que se encontram em privação de liberdade e os impactos que proporcionam em suas vidas e na sociedade, busca-se através deste estudo responder à pergunta: Como a leitura contribui para a ressocialização dos apenados? O objetivo geral é investigar de que forma o incentivo à leitura pode auxiliar para a ressocialização do indivíduo em privação de liberdade. Os objetivos específicos visam apresentar dados que possam contribuir com o incentivo a ressocialização dos encarcerados por intermédio da leitura; identificar quais fatores prejudicam a formação de leitores no sistema prisional; verificar gêneros literários que fazem parte do projeto remição de pena através da leitura e compreender como a leitura é capaz de ampliar o olhar solidário sobre si e o outro gerando empatia e mudanças na conduta, consequentemente reduzindo o período de confinamento. A metodologia utilizada se funde na pesquisa bibliográfica e análise documental, a partir de uma abordagem qualitativa que se desenvolveu com o estudo de literatura envolvendo o tema. Os estudos realizados confirmam que a leitura é essencial a vida do ser humano e exerce um papel fundamental na mudança de perspectiva de uma pessoa em regime de confinamento, que na maioria, são pobres, negros e pardos e não concluíram o Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras - LIBRASpt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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