RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Letras Português / Libras
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A literatura infantil para surdos por meio da libras
Autor(es): Barbosa, Maria Aparecida da Silva
Primeiro Orientador: Pessanha Lara , Marilia Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, José Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Simões, Talita Sharon Machado
Resumo: O presente trabalho teve como meta investigar a literatura para a criança surda. Seu objetivo geral foi pesquisar como a literatura surda para crianças está descrita na literatura especializada, identificando possíveis impactos na educação bilíngue. Os objetivos específicos foram investigar o papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança surda, analisar como a categoria Literatura Infantil está relacionada ao aprendiz surdo e à Educação Bilíngue e, finalmente, levantar as obras literárias infantis adaptadas e disponíveis para este público. A criança surda, da mesma forma que a ouvinte, tem direito à contação de histórias infantis. Entretanto, a peculiaridade para exercício desse direito está na utilização da Libras, língua de pleno acesso visual, independentemente da condição auditiva, que pode ser registrada em vídeo ou pela escrita de sinais. A literatura está presente, conforme Candido (2011), em todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático, em todos os níveis de uma sociedade e em todos os tipos de cultura, o que respalda a grande importância de seu uso junto às crianças. O capítulo 1 trata da literatura e suas manifestações, do direito ao seu acesso desde a infância, da cultura e identidade surda e também da relação de poder com ouvintes e da produção de significados a respeito do próprio grupo de surdos e de outros grupos culturais. O capítulo 2 discorre sobre a criança surda e o aprendiz surdo, destacando o papel que a literatura Infantil exerce no aprendizado, na conquista de novos conhecimentos e em seu desenvolvimento intelectual. Este capítulo também faz referência aos modelos educacionais utilizados na educação de surdos. O capítulo 3 apresenta as considerações finais e os contos infantis adaptadas para a surdez. A pesquisa se deu por meio de investigação bibliográfica de cunho qualitativo envolvendo livros físicos e virtuais e artigos que fazem parte de bancos acadêmicos disponíveis na internet. Entre as obras pesquisadas destacam-se as de Verniano (2018), Candido (2011), Machado (2002), Perlin e Strobel (2008), Macedo (2012), Ladd (2013), Rosa (2011), Lopes (2017), Quadros (1997) e Silva et al (2019). O estudo do tema demonstra a importância da ampliação de pesquisas que possam identificar o acervo das escolas em relação às obras literárias adaptadas para surdez, bem como evidenciem a maneira como esse acervo vem sendo utilizado junto às crianças surdas. Ao final do texto, apresenta-se uma relação não exaustiva das obras literárias desta natureza disponíveis hoje no Brasil.
Abstract: The present work aimed to investigate the literature for the deaf child. Its general objective was to research how the deaf literature for children is described in the specialized literature, identifying possible impacts on bilingual education. The specific objectives were to investigate the role of children's literature in the development of the deaf child, to analyze how the Children's Literature category is related to the deaf learner and to Bilingual Education and, finally, to raise the children's literary works adapted and available for this audience. The deaf child, like the hearing child, has the right to tell children's stories. However, the peculiarity for exercising this right lies in the use of Libras, a language with full visual access, regardless of the hearing condition, which can be recorded on video or by writing signs. Literature is present, according to Candido (2011), in all creations with a poetic, fictional or dramatic touch, at all levels of society and in all types of culture, which supports the great importance of its use with children. . Chapter 1 deals with literature and its manifestations, the right to access it from childhood, deaf culture and identity and also the power relationship with hearing people and the production of meanings about the deaf group itself and other cultural groups. Chapter 2 discusses the deaf child and the deaf learner, highlighting the role that Children's literature plays in learning, in acquiring new knowledge and in their intellectual development. This chapter also makes reference to educational models used in deaf education. Chapter 3 presents the final considerations and children's tales adapted for deafness. The research was carried out through qualitative bibliographic research involving physical and virtual books and articles that are part of academic databases available on the internet. Among the works researched are those by Verniano (2018), Candido (2011), Machado (2002), Perlin and Strobel (2008), Macedo (2012), Ladd (2013), Rosa (2011), Lopes (2017) , Quadros (1997) and Silva et al (2019). The study of the theme demonstrates the importance of expanding research that can identify the collection of schools in relation to literary works adapted for deafness, as well as highlighting the way in which this collection has been used with deaf children. At the end of the text, a non-exhaustive list of literary works of this nature available in Brazil is presented.
Palavras-chave: Literatura infantil para surdos
Educação bilíngue
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Letras - LIBRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/35
Data do documento: 11-Nov-2020
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