RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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dc.creatorAllessi, Terezinha Doraci Azzolin-
dc.date.accessioned2022-09-06T17:02:29Z-
dc.date.available2022-09-06T17:02:29Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/32-
dc.description.abstractThe present work sought to analyze how Paulo Freire's thought and method are relevant in the process of an emancipatory education with a view to the humanization of subjects and the conquest of rights and citizenship. With the theme, "EJA and the formation of a critical and citizen conscience in the perspective of Paulo Freire", we have as a starting question the following question: How can EJA classes contribute to developing students' critical sense and individual conscience? and collective, in the conquest of rights and citizenship? The general objective seeks to analyze Paulo Freire's thinking and method in the literacy of Youth and Adults, aiming at the development of critical consciousness and the construction of citizenship, from the rescue of fundamental, individual and collective rights. The specific objectives are: to verify the profile of the EJA student; to promote individual and collective consciousness, the conquest of rights and citizenship, based on Paulo Freire's thinking; to analyze the Freirean conception of citizenship. The methodology used was bibliographic research and qualitative analysis of Paulo Freire's works and the thinking of some authors, whose approach in the context of education, rights and citizenship are interconnected with Freire's thinking. At the end of this research we can conclude that the EJA should be for the young and adult student, the awakening to the world, so that the student feels inserted in society and aware of their rights and responsibilities. This is possible through the proposal of liberating education and dialogue, as a fundamental tool, from the thought of Paulo Freire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleA Eja e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Marli Pereira de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4159089682659907pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Materson Christofer-
dc.contributor.referee2Bueno, Wilma de Lara-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar como o pensamento e o método de Paulo Freire são relevantes no processo de uma educação emancipadora com vistas à humanização dos sujeitos e a conquista de direitos e de cidadania. Tendo como tema, “A EJA e a formação de uma consciência crítica e cidadã na perspectiva de Paulo Freire”, temos como pergunta de partida a seguinte questão: Como as aulas da EJA podem contribuir para desenvolver o senso crítico dos estudantes e a consciência individual e coletiva, na conquista de direitos e da cidadania? O objetivo geral procura analisar o pensamento e o método de Paulo Freire na alfabetização de Jovens e Adultos visando o desenvolvimento da consciência crítica e a construção da cidadania, a partir do resgate de direitos fundamentais, individuais e coletivos. Os objetivos específicos são: verificar o perfil do estudante da EJA; promover a consciência individual e coletiva, a conquista de direitos e cidadania, a partir do pensamento de Paulo Freire; analisar a concepção freiriana de cidadania. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise qualitativa das obras de Paulo Freire e do pensamento de alguns autores, cuja abordagem no âmbito da educação, de direitos e de cidadania, se interligam ao pensamento de Freire. Ao término desta pesquisa podemos concluir que, a EJA deve ser para o estudante jovem e adulto, o despertar para o mundo, para que o estudante se sinta inserido na sociedade e consciente de seus direitos e de suas responsabilidades. Isto é possível por meio da proposta da educação libertadora e do diálogo, como ferramenta fundamental, a partir do pensamento de Paulo Freire.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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