RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/31
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O educar e cuidar: ressignificando à docência na educação infantil
Autor(es): Valle, Maria Elenilda do
Primeiro Orientador: Rodrigues, Yara
metadata.dc.contributor.referee1: Nather, Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Leandra Felícia
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o papel do professor que trabalha com crianças pequenas na Educação Infantil. Na tentativa de estudar quem é o profissional que atua nas Instituições de Educação, foi descrito o histórico e a evolução da Educação Infantil no Brasil. Também foi discutido a identidade e o papel do professor que atua com a primeira infância. Por fim, foi analisado as relações entre educar e cuidar na prática pedagógica do professor. Pode-se constatar que a educação infantil no Brasil está permeada por avanços e retrocessos alcançados em relação à sua função enquanto instituição de educação. Diante dessa realidade, o trabalho com a primeira infância passou de uma concepção mais assistencialista para outra, que acentua a dimensão pedagógica de educação e cuidado de crianças bem pequenas. Esta nova perspectiva produz um embate teórico-prático que acompanha a constituição da nova identidade do profissional de bebês e crianças bem pequenas. Um dos aspectos que geram maior debate diante dessa nova identidade do professor de creche é a integração entre o educar e cuidar. Compreende-se que o cuidar é inevitável pela dependência das crianças pequenas, mas deve estar atrelado à educação, com uma proposta mais afetiva e humanizada. No entanto, pode-se concluir que muitas vezes, a falta de formação, o despreparo e o improviso acabam sendo uma prática no cotidiano do trabalho com os bebês e crianças pequenas. Salienta-se, no entanto, que a creche deve se configurar como lugar de interação e socialização das crianças, complementar à ação familiar, bem como, garantir a formação do profissional que nela atua.
Abstract: The present research had as general objective to understand the role of the teacher who works with young children in Early Childhood Education. In an attempt to study who is the professional who works in Education Institutions, the history and evolution of Early Childhood Education in Brazil was described. The identity and role of the teacher who works with early childhood was also discussed. Finally, the relationship between educating and caring in the teacher's pedagogical practice was analyzed. It can be seen that early childhood education in Brazil is permeated by advances and setbacks achieved in relation to its function as an educational institution. Faced with this reality, work with early childhood shifted from a more assistentialist concept to another, which emphasizes the pedagogical dimension of education and care for very young children. This new perspective produces a theoretical-practical clash that accompanies the constitution of the new identity of the professional of babies and very young children. One of the aspects that generate greater debate in the face of this new identity of the daycare teacher is the integration between educating and caring. It is understood that caring is inevitable due to the dependence of young children, but it must be linked to education, with a more affective and humanized proposal. However, it can be concluded that often, the lack of training, unpreparedness and improvisation end up being a practice in the daily work with babies and small children. It should be noted, however, that the day care center should be configured as a place of interaction and socialization of children, complementary to family action, as well as guaranteeing the training of the professional who works in it.
Palavras-chave: Educação Infantil
Identidade do professor
Cuidar e educar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/31
Data do documento: 22-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ELENILDA DO VALLE.pdf516.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.