RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/30
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Jhenifer Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-09-06T14:43:41Z-
dc.date.available2022-09-06T14:43:41Z-
dc.date.issued2020-06-18-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/30-
dc.description.abstractThe present work aimed to understand how child development and learning occurs in the historical-cultural perspective. It set out to answer the following question: what is the role of social relationships in child development and learning? And as specific objectives: to analyze the historical course of early childhood education; describe the main concepts of cultural-historical theory; to identify the relationship between cultural-historical theory and the young child. The methodological procedure used in this research was through literature review. The search was carried out through the following descriptors: early childhood education, historical-cultural theory, child development and learning, selected between the years 2007 to 2020. It can be concluded the relevance of the teacher's role in Early Childhood Education as a promoter of development and of young children's learning. For Vygotsky, the socialization process occupies a central place in development, but from a historical and cultural point of view. His understanding is that training takes place in the relationship between the child and the society around him. In the historical-critical theory, organized practices that favor the shared protagonism of the teacher and the child, in a relationship of affection, respect and mutual knowledge, constitute the best conditions to enhance children's learning and development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem Infantilpt_BR
dc.titleO desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural: a criança pequena como sujeito nas relaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Yara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1397223581328138pt_BR
dc.contributor.referee1Hubler, Sônia Maria Packer-
dc.contributor.referee2Silva, Marcus Quintanilha da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo compreender como ocorre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil na perspectiva histórico-cultural. Se propôs a responder a seguinte pergunta: qual é o papel das relações sociais no desenvolvimento e aprendizagem infantil? E como objetivos específicos: analisar o percurso histórico da educação infantil; descrever os principais conceitos da teoria histórico-cultural; identificar a relação entre a teoria histórico-cultural e a criança pequena. O procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa foi por meio da revisão da literatura. A busca foi realizada por meio dos seguintes descritores: educação infantil, teoria histórico-cultural, desenvolvimento e aprendizagem infantil, selecionadas entre os anos de 2007 a 2020. Pode-se concluir a relevância do papel do professor na Educação Infantil como promotor do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças pequenas. Para Vygotsky, o processo de socialização ocupa um lugar central no desenvolvimento, mas de um ponto de vista histórico e cultural. Sua compreensão é a de que a formação se dá na relação entre a criança e a sociedade ao seu redor. Na teoria histórico-crítica as práticas organizadas, que privilegiem o protagonismo compartilhado, do professor e da criança, numa relação de afeto, respeito e conhecimentos mútuos, constituem as melhores condições para potenciar as aprendizagens e o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHENIFER RODRIGUES DE FREITAS.pdf858.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.