Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/30
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural: a criança pequena como sujeito nas relações |
Autor(es): | Freitas, Jhenifer Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Yara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hubler, Sônia Maria Packer |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Marcus Quintanilha da |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender como ocorre o desenvolvimento e a aprendizagem infantil na perspectiva histórico-cultural. Se propôs a responder a seguinte pergunta: qual é o papel das relações sociais no desenvolvimento e aprendizagem infantil? E como objetivos específicos: analisar o percurso histórico da educação infantil; descrever os principais conceitos da teoria histórico-cultural; identificar a relação entre a teoria histórico-cultural e a criança pequena. O procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa foi por meio da revisão da literatura. A busca foi realizada por meio dos seguintes descritores: educação infantil, teoria histórico-cultural, desenvolvimento e aprendizagem infantil, selecionadas entre os anos de 2007 a 2020. Pode-se concluir a relevância do papel do professor na Educação Infantil como promotor do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças pequenas. Para Vygotsky, o processo de socialização ocupa um lugar central no desenvolvimento, mas de um ponto de vista histórico e cultural. Sua compreensão é a de que a formação se dá na relação entre a criança e a sociedade ao seu redor. Na teoria histórico-crítica as práticas organizadas, que privilegiem o protagonismo compartilhado, do professor e da criança, numa relação de afeto, respeito e conhecimentos mútuos, constituem as melhores condições para potenciar as aprendizagens e o desenvolvimento infantil. |
Abstract: | The present work aimed to understand how child development and learning occurs in the historical-cultural perspective. It set out to answer the following question: what is the role of social relationships in child development and learning? And as specific objectives: to analyze the historical course of early childhood education; describe the main concepts of cultural-historical theory; to identify the relationship between cultural-historical theory and the young child. The methodological procedure used in this research was through literature review. The search was carried out through the following descriptors: early childhood education, historical-cultural theory, child development and learning, selected between the years 2007 to 2020. It can be concluded the relevance of the teacher's role in Early Childhood Education as a promoter of development and of young children's learning. For Vygotsky, the socialization process occupies a central place in development, but from a historical and cultural point of view. His understanding is that training takes place in the relationship between the child and the society around him. In the historical-critical theory, organized practices that favor the shared protagonism of the teacher and the child, in a relationship of affection, respect and mutual knowledge, constitute the best conditions to enhance children's learning and development. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural Desenvolvimento Aprendizagem Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/30 |
Data do documento: | 18-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JHENIFER RODRIGUES DE FREITAS.pdf | 858.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.