RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/29
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZink, Patricia-
dc.date.accessioned2022-09-06T14:38:58Z-
dc.date.available2022-09-06T14:38:58Z-
dc.date.issued2020-06-19-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/29-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to understand the influence that food has on the learning process of students in the early years of elementary school. There are several factors that can interfere with students' school performance, among them, effective nutrition stands out. Healthy and adequate food is part of the students' learning process, as it brings numerous benefits to the regular functioning of the body and mainly improves the performance of the areas most used for processing information and content, the brain. This is a bibliographical research, from some authors such as: Frota (2009), Swaya (2006), Costa (2001) and Bezerra (2009), among others, who present relevant studies on the relationship of food as an influencer in the learning process. The importance of family participation in improving eating habits is also highlighted, noting that a balanced diet, containing all the nutrients necessary for good physical and intellectual development is capable of reducing failure rates and school retention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMerenda Escolarpt_BR
dc.titleAlimentação como fator condicionante no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Bordini, Santina Célia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271304321248178pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Guilherme Natan Paiano dos-
dc.contributor.referee2Silva, Marcus Quintanilha da-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a influência que a alimentação exerce no processo de aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. São vários fatores que podem interferir no desempenho escolar dos estudantes, dentre eles, salienta-se a nutrição eficaz. A alimentação saudável e adequada faz parte do processo de aprendizagem dos estudantes, uma vez que traz inúmeros benefícios para o funcionamento regular do organismo e melhora principalmente o desempenho das áreas mais utilizadas para o processamento das informações e conteúdos, o cérebro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de alguns autores como: Frota (2009), Swaya (2006), Costa (2001) e Bezerra (2009), entre outros, que apresentam estudos relevantes sobre a relação da alimentação como influenciadora no processo de aprendizagem. Ressalta-se também a importância da participação dos familiares na melhoria dos hábitos alimentares, destacando que, uma alimentação equilibrada, contendo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento físico e intelectual é capaz de diminuir os índices de fracasso e retenção escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA ZINK.pdf307.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.