RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/28
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Jarina Muniz-
dc.date.accessioned2022-09-06T14:32:56Z-
dc.date.available2022-09-06T14:32:56Z-
dc.date.issued2020-06-18-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/28-
dc.description.abstractThe present work has as its theme refugee children in municipal schools in Curitiba, and has as a general objective, to understand the challenges in the process of reception and inclusion of refugee children in municipal schools in Curitiba. With the purpose of analyzing, investigating the type of reception and integration in the municipal institution, the socioeconomic aspects that these children are inserted and the communication difficulties between teachers, refugee families and the school. This research aims to highlight the role and performance of pedagogical practices in these scenarios, to include these individuals, respecting their identities and cultures so that they feel welcomed and that they can integrate into Brazilian society effectively, but without losing their own identity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCrianças Refugiadaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolas Municipais de Curitibapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.titleAs crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitibapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Marli Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4159089682659907pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Wilma de Lara-
dc.contributor.referee2Martins, Materson Christofer-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema as crianças refugiadas nas escolas Municipais de Curitiba, e tem como objetivo geral, compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nas escolas municipais de Curitiba. Com o propósito de analisar, investigar o tipo de acolhimento e integração na instituição municipal, os aspectos socioeconômico que essas crianças estão inseridas e as dificuldades de comunicação entre professores, famílias refugiadas e a escola. Esta pesquisa visa destacar o papel e a atuação das práticas pedagógicas nestes cenários, para incluir estes indivíduos, respeitando as suas identidades e culturas de modo que, se sintam acolhidos e que possam se integrar a sociedade brasileira de maneira efetiva, mas sem perder a sua própria identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JARINA MUNIZ NASCIMENTO.pdf234.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.