Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/25
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chepak, Tamires Ferreira Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T14:10:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T14:10:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/25 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate play in day care, from a heuristic play perspective. It is constituted as a qualitative research carried out through a bibliographic review, having as main theoretical contribution the work Elinor Goldschmied and Sonia Jackson (2006) creators of heuristic play, in addition to the pedagogy of free play largely related to the Pikler Approach. Articles and books by Brazilian authors specializing in the study of babies and very young children in collective contexts were also used. The search was carried out with the following descriptors: Childhood and Play as a right. Play Heuristic. Treasure Basket. According to the literature review, it can be concluded that the treasure basket, the heuristic game and the experimentation trays provide babies and very young children with intense moments of research and discovery, through free exploration. The study sought to emphasize the treasure basket approach, which allowed us to verify that babies and very young children need a context that respects them and enhances their possibilities to explore, communicate and build meanings. In this sense, the treasure basket can be considered an individual and also collective game, very suitable for babies. However, for the basket of treasures to be significant and enhance children's development and learning, the teacher must be available to organize spaces, times and materials that address the interests and peculiarities of babies and very young children. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade Unina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | A Infância e o Brincar como direito | pt_BR |
dc.subject | Brincar Heurístico | pt_BR |
dc.subject | Cesto dos Tesouros | pt_BR |
dc.title | O brincar heurístico na creche: um mundo de possibilidades e relações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | NA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Yara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1397223581328138 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marcus Quintanilha da | - |
dc.contributor.referee2 | Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar o brincar na creche, desde uma perspectiva do brincar heurístico. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica, tendo como aporte teórico principal a obra Elinor Goldschmied e Sonia Jackson (2006) criadoras do brincar heurístico, além da pedagogia do brincar livre amplamente relacionada à Abordagem Pikler. Foram utilizados, também, artigos e livros de autores brasileiros especialistas no estudo de bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos. A busca foi realizada com os seguintes descritores: A Infância e o Brincar como direito. Brincar Heurístico. Cesto dos Tesouros. De acordo com a revisão da literatura, pode-se concluir que o cesto dos tesouros, o jogo heurístico e as bandejas de experimentação, proporcionam aos bebês e crianças bem pequenas, momentos intensos de pesquisa e descoberta, por meio da exploração livre. O estudo buscou dar ênfase para abordagem do cesto dos tesouros, o qual nos permitiu verificar que os bebês e as crianças bem pequenas precisam de um contexto que os respeite e potencialize as suas possibilidades de explorar, comunicar e construir sentidos. Neste sentido, o cesto dos tesouros pode ser considerado uma brincadeira individual e também coletiva, muito indicada para os bebês. Entretanto, para que o cesto dos tesouros seja significativo e potencializador do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças, a professora deve se disponibilizar a organizar espaços, tempos e materiais que contemplem os interesses e peculiaridades dos bebês e das crianças bem pequenas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | Unina | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAMIRES FERREIRA RODRIGUES CHEPAK.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.