Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/23
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relação entre pobreza e evasão escolar: um aporte teórico |
Autor(es): | Rosa, Sandra da |
Primeiro Orientador: | Silva, Marcus Quintanilha da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Materson |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Yara |
Resumo: | O presente trabalho tem a finalidade de apontar e refletir sobre relações entre a pobreza e evasão escolar de adolescentes e jovens do Ensino Médio. Neste trabalho, foi analisada a escassez de oportunidades educacionais a partir da desigualdade social e as implicações que elas trazem em relação às dificuldades, fazendo com que esses indivíduos não frequentem a escola adequadamente e tem também como objetivo propor uma reflexão sobre a pobreza no Brasil e as consequências na formação desses jovens estudantes. Os resultados dessa pesquisa, baseada em uma revisão de literatura, revelaram que há necessidades de melhorias na educação como um todo, na criação de uma sociedade mais igualitária revendo políticas públicas existentes, assim como buscar o incentivo à permanência do aluno na escola, visto que a educação não melhora apenas a vida dos estudantes, mas de toda uma sociedade, trazendo uma reflexão sobre a escola consistir em uma das principais ferramentas de inclusão e redução das desigualdades sociais. |
Abstract: | The present work aims to point out and reflect on the relationship between poverty and school dropout of teenagers and young people in high school. In this work, we analyzed the scarcity of educational opportunities based on social inequality and the implications they bring in relation to the difficulties, causing these individuals not to attend school properly and also aims to propose a reflection on poverty in Brazil and the consequences in the formation of these young students. The results of this research, based on a literature review, revealed that there is a need for improvements in education as a whole, in the creation of a more egalitarian society, reviewing existing public policies, as well as seeking to encourage students to remain in school, since education does not only improve the lives of students, but of an entire society, bringing a reflection on the school being one of the main tools for inclusion and reduction of social inequalities. |
Palavras-chave: | Pobreza Evasão Escolar Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/23 |
Data do documento: | 25-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANDRA DA ROSA.pdf | 973.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.