RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/23
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre pobreza e evasão escolar: um aporte teórico
Autor(es): Rosa, Sandra da
Primeiro Orientador: Silva, Marcus Quintanilha da
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Materson
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Yara
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de apontar e refletir sobre relações entre a pobreza e evasão escolar de adolescentes e jovens do Ensino Médio. Neste trabalho, foi analisada a escassez de oportunidades educacionais a partir da desigualdade social e as implicações que elas trazem em relação às dificuldades, fazendo com que esses indivíduos não frequentem a escola adequadamente e tem também como objetivo propor uma reflexão sobre a pobreza no Brasil e as consequências na formação desses jovens estudantes. Os resultados dessa pesquisa, baseada em uma revisão de literatura, revelaram que há necessidades de melhorias na educação como um todo, na criação de uma sociedade mais igualitária revendo políticas públicas existentes, assim como buscar o incentivo à permanência do aluno na escola, visto que a educação não melhora apenas a vida dos estudantes, mas de toda uma sociedade, trazendo uma reflexão sobre a escola consistir em uma das principais ferramentas de inclusão e redução das desigualdades sociais.
Abstract: The present work aims to point out and reflect on the relationship between poverty and school dropout of teenagers and young people in high school. In this work, we analyzed the scarcity of educational opportunities based on social inequality and the implications they bring in relation to the difficulties, causing these individuals not to attend school properly and also aims to propose a reflection on poverty in Brazil and the consequences in the formation of these young students. The results of this research, based on a literature review, revealed that there is a need for improvements in education as a whole, in the creation of a more egalitarian society, reviewing existing public policies, as well as seeking to encourage students to remain in school, since education does not only improve the lives of students, but of an entire society, bringing a reflection on the school being one of the main tools for inclusion and reduction of social inequalities.
Palavras-chave: Pobreza
Evasão Escolar
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/23
Data do documento: 25-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA DA ROSA.pdf973.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.