RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/22
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Rafaela de Cássia Mendes-
dc.date.accessioned2022-09-06T13:35:53Z-
dc.date.available2022-09-06T13:35:53Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/22-
dc.description.abstractThe present work aims to understand moral development from a cognitivedevelopmental perspective. It constitutes qualitative research carried out through bibliographic review. The study found that the cognitive-developmental focus has been, undoubtedly, the dominant approach in the study of moral development in recent decades. This perspective understands the moral development associated with cognitive components. Within this approach, we find two authors who exerted great influence on research on the development of morals: Jean Piaget (1896 - 1980) Lawrence Kohlberg (1927 - 1987). Both authors find broad empirical support. However, Kohlberg's theory has been questioned by Carol Gilligan (1936 – at present), a precursor to discussions about gender differences in the field of moral psychology. Despite not elaborating a theory with levels of moral development, the researcher developed the concept of care ethics. Gilligan suggests that Kohlberg's theory is not suitable for evaluating women, since women start from a structure of moral reasoning that prioritizes the care and well-being of others, defined as the ethics of care. We conclude that it is fundamental for the field of Pedagogy to discuss the development of morals within the approach studied because this knowledge can contribute to the intervention in pedagogical practice and the improvement of teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Moralpt_BR
dc.subjectO juízo Moralpt_BR
dc.subjectA Ética do Cuidadopt_BR
dc.titleO desenvolvimento moral nas perspectivas de Piaget, Kohlberg e Gilliganpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Yara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1397223581328138pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Wilma de Lara-
dc.contributor.referee2Miranda, Eduardo Soncini-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender o desenvolvimento da moral a partir da perspectiva cognitivo-desenvolvimental. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica. O estudo permitiu constatar que o enfoque cognitivo-desenvolvimental tem sido, sem dúvidas, o enfoque dominante no estudo do desenvolvimento moral nas últimas décadas. Esta perspectiva entende o desenvolvimento moral associado com componentes cognitivos. Dentro dessa abordagem encontramos dois autores que exerceram grande influência na pesquisa sobre o desenvolvimento da moral: Jean Piaget (1896-1980) e Lawrence Kohlberg (1927-1987). Ambos os autores encontram um amplo apoio empírico. No entanto, a teoria de Kohlberg tem sido questionada por Carol Gilligan (1936-atualmente), precursora das discussões sobre das diferenças de gênero no campo da psicologia moral. Apesar de não ter elaborado uma teoria com níveis de desenvolvimento moral a pesquisadora desenvolveu o conceito de ética do cuidado. Gilligan sugere que a teoria de Kohlberg não é adequada para avaliar as mulheres, visto que, as mulheres partem de uma estrutura de raciocínio moral que prioriza o cuidado e o bem-estar do outro, definido como a ética do cuidado. Conclui-se que é fundamental para o campo da Pedagogia a discussão sobre o desenvolvimento da moral dentro da abordagem estudada, porque estes conhecimentos podem contribuir para a intervenção na prática pedagógica e para o aprimoramento da formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA DE CÁSSIA MENDES CHAVES .pdf757.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.