RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O desenvolvimento moral nas perspectivas de Piaget, Kohlberg e Gilligan
Autor(es): Chaves, Rafaela de Cássia Mendes
Primeiro Orientador: Rodrigues, Yara
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Wilma de Lara
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Eduardo Soncini
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o desenvolvimento da moral a partir da perspectiva cognitivo-desenvolvimental. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica. O estudo permitiu constatar que o enfoque cognitivo-desenvolvimental tem sido, sem dúvidas, o enfoque dominante no estudo do desenvolvimento moral nas últimas décadas. Esta perspectiva entende o desenvolvimento moral associado com componentes cognitivos. Dentro dessa abordagem encontramos dois autores que exerceram grande influência na pesquisa sobre o desenvolvimento da moral: Jean Piaget (1896-1980) e Lawrence Kohlberg (1927-1987). Ambos os autores encontram um amplo apoio empírico. No entanto, a teoria de Kohlberg tem sido questionada por Carol Gilligan (1936-atualmente), precursora das discussões sobre das diferenças de gênero no campo da psicologia moral. Apesar de não ter elaborado uma teoria com níveis de desenvolvimento moral a pesquisadora desenvolveu o conceito de ética do cuidado. Gilligan sugere que a teoria de Kohlberg não é adequada para avaliar as mulheres, visto que, as mulheres partem de uma estrutura de raciocínio moral que prioriza o cuidado e o bem-estar do outro, definido como a ética do cuidado. Conclui-se que é fundamental para o campo da Pedagogia a discussão sobre o desenvolvimento da moral dentro da abordagem estudada, porque estes conhecimentos podem contribuir para a intervenção na prática pedagógica e para o aprimoramento da formação docente.
Abstract: The present work aims to understand moral development from a cognitivedevelopmental perspective. It constitutes qualitative research carried out through bibliographic review. The study found that the cognitive-developmental focus has been, undoubtedly, the dominant approach in the study of moral development in recent decades. This perspective understands the moral development associated with cognitive components. Within this approach, we find two authors who exerted great influence on research on the development of morals: Jean Piaget (1896 - 1980) Lawrence Kohlberg (1927 - 1987). Both authors find broad empirical support. However, Kohlberg's theory has been questioned by Carol Gilligan (1936 – at present), a precursor to discussions about gender differences in the field of moral psychology. Despite not elaborating a theory with levels of moral development, the researcher developed the concept of care ethics. Gilligan suggests that Kohlberg's theory is not suitable for evaluating women, since women start from a structure of moral reasoning that prioritizes the care and well-being of others, defined as the ethics of care. We conclude that it is fundamental for the field of Pedagogy to discuss the development of morals within the approach studied because this knowledge can contribute to the intervention in pedagogical practice and the improvement of teacher training.
Palavras-chave: Desenvolvimento Moral
O juízo Moral
A Ética do Cuidado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/22
Data do documento: 9-Nov-2020
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