Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/212
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Construção de jogos educacionais para o ensino de Libras |
Autor(es): | Anacleto, Débora Bruna Fernandes Freire |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Liliane Assumpção |
Resumo: | Na aplicação de uma oficina de Libras para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na cidade de Lidianópolis-PR, a situação se apresentou desafiadora para o instrutor. O grupo era extremamente diversificado em termos de idade, variando desde crianças de seis anos até adolescentes de quinze. Essa disparidade de idades provou ser um obstáculo considerável no processo de ensino da Libras, demandando abordagens distintas para engajar e instruir cada faixa etária de maneira eficaz. A dificuldade no ensino da Libras estava intrinsicamente ligada à heterogeneidade das idades presentes na turma. A falta de interesse de alguns alunos, possivelmente associada à imaturidade de certos participantes para algumas atividades, contribuiu para o desafio. Lidar com essa amplitude de idades exigia uma abordagem pedagógica flexível e adaptável, já que métodos padronizados poderiam alienar alguns enquanto deixavam outros entediados ou incapazes de acompanhar. A persistência dessas dificuldades poderia resultar em impactos significativos no aprendizado de Libras para os alunos. A falta de engajamento e compreensão poderia levar a um baixo índice de aproveitamento do conteúdo, dificuldades na aplicação desse conhecimento em situações reais e mais. Isso poderia prejudicar a capacidade dos alunos de utilizar a linguagem de sinais de maneira eficaz, limitando sua capacidade de interagir e se comunicar em contextos inclusivos. |
Abstract: | In the application of a Libras workshop for children of the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds in the city of Lidianópolis-PR, the situation was challenging for the instructor. The group was extremely diverse in terms of age, ranging from six-year-olds to fifteen-year-olds. This age disparity has proven to be a considerable obstacle in the process of teaching Libras, requiring different approaches to engage and instruct each age group effectively. The difficulty in teaching Libras was intrinsically linked to the heterogeneity of the ages present in the class. The lack of interest of some students, possibly associated with the immaturity of certain participants for some activities, contributed to the challenge. Dealing with this age range required a flexible and adaptable pedagogical approach, as standardized methods could alienate some while leaving others bored or unable to keep up. The persistence of these difficulties could result in significant impacts on the learning of Libras for students. Lack of engagement and understanding could lead to a low rate of content utilization, difficulties in applying this knowledge in real situations, and more. This could hinder students' ability to utilize sign language effectively, limiting their ability to interact and communicate in inclusive contexts. |
Palavras-chave: | Jogos educacionais Ensino Libras |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Letras - LIBRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/212 |
Data do documento: | 30-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Construção de jogos educacionais para o ensino de Libras.pdf | PAP | 733.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.