RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso PAP - Projeto de aplicação Letras - Libras
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/204
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Importância de Ensinar a Libras desde a Educação Infantil
Autor(es): Zembrzuski, Vanessa Fabrin
Primeiro Orientador: Oliveira, Liliane Assumpção
Resumo: Ao realizar meu trabalho como professora na Educação Infantil da rede pública no município de Santa Helena -Paraná, na sala do berçário me deparei como uma situação em que recebi um aluno ouvinte filho de pais surdos. Pude presenciar que a comunicação com o filho era feita através da libras, o menino tinha apenas 4 meses isso me chamou atenção, como sei um pouco me comunicar em libras eu era chamada sempre para se comunicar com os pais não somente no atendimento de sala de aula, mas em todas as dependências da instituição. Neste momento percebi o quão necessário é iniciar esse processo de aprendizagem o mais cedo possível, e o quanto é fundamental os demais professores e alunos também terem esse aprendizado, pois este aluno passara por todas as etapas com diferentes professores com os seus colegas até o final de seu ciclo na instituição, com isso todos estariam contribuindo pelo total desenvolvimento desta criança, onde sua língua materna continuaria sendo priorizada e a segunda língua oral estaria sendo exercida, tendo assim uma educação bilingue. O que me tocou nesta questão para explanar este tema foi em saber que a mesma família tem mais uma filha ouvinte, cinco anos antes a mesma passou por todas as etapas da Educação Infantil, a aluna e a família não tiveram nenhum profissional que conhecia a libras tornando a comunicação difícil entre instituição e família, conforme a menina foi crescendo ela mesma sinalizava a conversa para os pais, estou apresentando uma menina que tinha apenas 4 anos. Se isso continuar desse jeito alunos surdos ou alunos ouvintes de pais surdos continuaram as margens de uma sociedade excludente, mostrando que a educação e os professores são apenas para alunos ouvintes de famílias de pais ouvintes. Se essas atitudes mudarem nada e nenhum requisito seria imposto pra que uma criança surda ou filho ouvinte de pais surdos fossem atendidas, seria mais uma conquista efetivada para a comunidade surda e para essa família em especial. Por estes motivos proponho intervenções nos encontros de formação de professores promovendo um aprendizado significativo, primeiramente apresentando sobre a cultura surda e a libras através de um dialogo e com o auxílio de uma cartilha com os principais sinais e ao longo das formações se elevaria o nível de aprendizagem da libras, e dessa forma todos os professores estariam aprendendo e ensinando a libras para seus alunos, desta forma não teriam receio em se comunicar com surdo.
Abstract: While carrying out my work as a teacher in public Early Childhood Education in the municipality of Santa Helena -Paraná, in the nursery room I came across a situation in which I received a hearing student son of deaf parents. I was able to witness that communication with the son was done through Libras, the boy was only 4 months old, this caught my attention, as I know a little about communicating in Libras, I was always called to communicate with parents not only in the classroom, but in all the premises of the institution. At this moment I realized how necessary it is to start this learning process as early as possible, and how essential it is for other teachers and students to also have this learning, because this student had gone through all the stages with different teachers with his colleagues until the end of his cycle at the institution, with this everyone would be contributing to the total development of this child, where their mother tongue would continue to be prioritized and the second oral language would be exercised, thus having a bilingual education. What touched me on this issue to explain this topic was to know that the same family has another hearing daughter, five years before she went through all the stages of Early Childhood Education, the student and the family did not have any professional who knew Libras making communication between institution and family difficult, As the girl grew up, she herself signaled the conversation to her parents, I am introducing a girl who was only 4 years old. If this continues in this way, deaf students or hearing students of deaf parents continued to be on the margins of an exclusionary society, showing that education and teachers are only for hearing students from families of hearing parents. If these attitudes change nothing and no requirement would be imposed for a deaf child or hearing child of deaf parents to be served, it would be another achievement for the deaf community and for this family in particular. For these reasons I propose interventions in teacher training meetings promoting significant learning, first presenting about the deaf culture and Libras through a dialogue and with the help of a booklet with the main signs and throughout the training the level of learning Libras would be raised, and in this way all teachers would be learning and teaching Libras to their students, In this way, they would not be afraid to communicate with deaf people.
Palavras-chave: Importância
Libras
Educação Infantil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Letras - LIBRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/204
Data do documento: 30-Set-2023
Aparece nas coleções:Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Importância de Ensinar a Libras desde a Educação Infantill.pdfPAP331.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.