RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As políticas de financiamento da educação no brasil: da colônia ao século xxi e o debate da qualidade educacional
Autor(es): Padilha, Kawany Aparecida
Primeiro Orientador: Abreu, Diana Cristina de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcus Quintanilha da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, João Paulo de Souza da
Resumo: O objetivo geral do trabalho é analisar o histórico de financiamento da educação cotejando tais diretrizes com o debate da qualidade educacional. Os objetivos específicos são conhecer o histórico de custeio da educação no Brasil; descrever o ordenamento jurídico que regra o financiamento da educação, e por fim problematizar a questão da qualidade educacional articulado às políticas de financiamento. A pesquisa se caracteriza como materialismo histórico dialético realizada de forma bibliográfica com utilização de dados recolhidos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico) e OPNE (Observatório do Plano Nacional de Educação). Os resultados indicam interferência dos acontecimentos e ordenamentos jurídicos após 2016 na ampliação da qualidade educacional.
Abstract: The general objective of th e work is to analyze how the new guidelines for the financing of education affect th e CAQ. Th e specific objectives are to know the historical cost of education in Brazil, to characterize Education Financing and to describe the current legislation of financ ial contribution to education. The research is characterized as dialectical historical materialism carried out in a bibliographic way using data collected by the OECD (Organization for Economic and Economic Cooperation and Development) and OPNE (Observatory of the National Education Plan). The results necessary for the interference of events and legal systems after 2016 in the expansion of educational quality.
Palavras-chave: Financiamento da Educação
Royalties do petróleo
Plano Nacional de Educação
Emenda Constitucional 95
Qualidade Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/19
Data do documento: 22-Jun-2020
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