RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadilha, Kawany Aparecida-
dc.date.accessioned2022-09-06T13:01:52Z-
dc.date.available2022-09-06T13:01:52Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/19-
dc.description.abstractThe general objective of th e work is to analyze how the new guidelines for the financing of education affect th e CAQ. Th e specific objectives are to know the historical cost of education in Brazil, to characterize Education Financing and to describe the current legislation of financ ial contribution to education. The research is characterized as dialectical historical materialism carried out in a bibliographic way using data collected by the OECD (Organization for Economic and Economic Cooperation and Development) and OPNE (Observatory of the National Education Plan). The results necessary for the interference of events and legal systems after 2016 in the expansion of educational quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanciamento da Educaçãopt_BR
dc.subjectRoyalties do petróleopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectEmenda Constitucional 95pt_BR
dc.subjectQualidade Educacionalpt_BR
dc.titleAs políticas de financiamento da educação no brasil: da colônia ao século xxi e o debate da qualidade educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Diana Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118948726294124pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcus Quintanilha da-
dc.contributor.referee2Silva, João Paulo de Souza da-
dc.description.resumoO objetivo geral do trabalho é analisar o histórico de financiamento da educação cotejando tais diretrizes com o debate da qualidade educacional. Os objetivos específicos são conhecer o histórico de custeio da educação no Brasil; descrever o ordenamento jurídico que regra o financiamento da educação, e por fim problematizar a questão da qualidade educacional articulado às políticas de financiamento. A pesquisa se caracteriza como materialismo histórico dialético realizada de forma bibliográfica com utilização de dados recolhidos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico) e OPNE (Observatório do Plano Nacional de Educação). Os resultados indicam interferência dos acontecimentos e ordenamentos jurídicos após 2016 na ampliação da qualidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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