Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/18
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação integral na perspectiva de Henri Wallon: desafios e possibilidades na educação infantil |
Autor(es): | Maia, Juliana Schopek da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Yara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hubler, Sônia Maria Packer |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Marcus Quintanilha da |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a Educação Infantil desde uma perspectiva de Educação Integral, dialogando com a teoria walloniana e com os documentos legais que orientam a Educação Infantil no Brasil. O procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa foi a revisão de literatura. A teoria psicogenética de Henri Wallon constituiu a base conceitual que referenciou este estudo, o qual permitiu visualizar que a evolução psicológica da criança ocorre a partir de uma sucessão de estágios e que cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro. Através do estudo realizado, compreende-se que as trocas relacionais da criança com o outro são fundamentais para o seu desenvolvimento e neste sentido a escola ocupa um lugar de privilégio. Conclui-se que os documentos legais, norteadores do trabalho pedagógico proporcionaram notórios avanços para a Educação Infantil e que por outro lado, a prática pedagógica do professor precisa considerar a indissociabilidade das diferentes dimensões da criança, considerando a sua individualidade e o contexto em que está inserida. |
Abstract: | This work aims to understand Early Childhood Education from a perspective of Integral Education, dialoguing with Wallonian theory and the legal documents that guide Early Childhood Education in Brazil. The methodological procedure used in this research was the literature review. Henri Wallon's psychogenetic theory constituted the conceptual basis that referred to this study, which allowed us to visualize that the child's psychological evolution occurs from a succession of stages and that each stage establishes a specific form of interaction with the other. Through the study carried out, it is understood that the child's relational exchanges with the other are fundamental to their development and in this sense the school occupies a privileged place. It is concluded that the legal documents, guiding the pedagogical work provided notable advances for Early Childhood Education and that, on the other hand, the pedagogical practice of the teacher needs to consider the inseparability of the different dimensions of the child, considering his individuality and the context in which he is inserted. |
Palavras-chave: | Psicogênese de Henri Wallon Educação Infantil Educação Integral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/18 |
Data do documento: | 11-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA SCHOPEK DA MAIA .pdf | 675.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.