RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Juliana Schopek da-
dc.date.accessioned2022-09-06T12:54:18Z-
dc.date.available2022-09-06T12:54:18Z-
dc.date.issued2020-06-11-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/18-
dc.description.abstractThis work aims to understand Early Childhood Education from a perspective of Integral Education, dialoguing with Wallonian theory and the legal documents that guide Early Childhood Education in Brazil. The methodological procedure used in this research was the literature review. Henri Wallon's psychogenetic theory constituted the conceptual basis that referred to this study, which allowed us to visualize that the child's psychological evolution occurs from a succession of stages and that each stage establishes a specific form of interaction with the other. Through the study carried out, it is understood that the child's relational exchanges with the other are fundamental to their development and in this sense the school occupies a privileged place. It is concluded that the legal documents, guiding the pedagogical work provided notable advances for Early Childhood Education and that, on the other hand, the pedagogical practice of the teacher needs to consider the inseparability of the different dimensions of the child, considering his individuality and the context in which he is inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicogênese de Henri Wallonpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.titleA educação integral na perspectiva de Henri Wallon: desafios e possibilidades na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Yara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1397223581328138pt_BR
dc.contributor.referee1Hubler, Sônia Maria Packer-
dc.contributor.referee2Silva, Marcus Quintanilha da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender a Educação Infantil desde uma perspectiva de Educação Integral, dialogando com a teoria walloniana e com os documentos legais que orientam a Educação Infantil no Brasil. O procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa foi a revisão de literatura. A teoria psicogenética de Henri Wallon constituiu a base conceitual que referenciou este estudo, o qual permitiu visualizar que a evolução psicológica da criança ocorre a partir de uma sucessão de estágios e que cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro. Através do estudo realizado, compreende-se que as trocas relacionais da criança com o outro são fundamentais para o seu desenvolvimento e neste sentido a escola ocupa um lugar de privilégio. Conclui-se que os documentos legais, norteadores do trabalho pedagógico proporcionaram notórios avanços para a Educação Infantil e que por outro lado, a prática pedagógica do professor precisa considerar a indissociabilidade das diferentes dimensões da criança, considerando a sua individualidade e o contexto em que está inserida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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