RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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dc.creatorFernandes, Grazielle Kusma Baisan-
dc.date.accessioned2022-09-05T19:50:38Z-
dc.date.available2022-09-05T19:50:38Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/14-
dc.description.abstractThe present research aims to bring a dialogue about possibilities of the basis of the pedagogue's attributions in the organization of pedagogical work from some assumptions of Freirean popular education. Starting from a literary review, we sought to retake the main concepts of Freire's popular education, understand the main functions of the pedagogue in the pedagogical organization and establish a dialogue between the possibilities of pedagogical work to be based on the perspective of popular education. The results showed that the dialogue between Freire's methodology and the pedagogical organization is possible, through the pedagogue's proposition of instruments for social transformation, her role in the construction of the PPP, continuing education, management activities, administrative and pedagogical aspects, the conduction of the evaluation process, based on dialogue, community participation, appreciation of previous knowledge and the context in which the school is inserted, development of a critical view and praxis as a guiding element of its work and of the other professionals of the institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectEscola Cidadãpt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
dc.titleA perspectiva de educação popular de Paulo Freire e o trabalho da pedagoga: um diálogo possívelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcus Quintanilha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425688704530184pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Marli Pereira de Barros-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Yara-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo trazer um diálogo sobre possibilidades do embasamento das atribuições da pedagoga na organização do trabalho pedagógico a partir de alguns pressupostos da educação popular freiriana. Partindo de uma revisão literária, buscou-se retomar as principais conceituações da educação popular freiriana, compreender as principais funções do pedagogo na organização pedagógica e estabelecer um diálogo entre as possibilidades de o trabalho pedagógico ser pautado na perspectiva da educação popular. Os resultados evidenciaram que é possível o diálogo entre a metodologia de Freire e a organização pedagógica, através da proposição por parte da pedagoga, de instrumentos para a transformação social, de sua atuação na construção do PPP, da formação continuada, de atividades de gestão, administrativas e pedagógicas, da condução do processo de avaliação, tendo como base o diálogo, a participação comunitária, valorização dos saberes prévios e do contexto no qual a escola se insere, desenvolvimento do olhar crítico e a práxis como um elemento norteador de seu trabalho e dos demais profissionais da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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