RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/13
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ludicidade e as culturas da infância: sobre o brincar Curitiba 2020 um olhar sociológico
Autor(es): Casellas, Elisangela Maciel
Primeiro Orientador: Rodrigues, Yara
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Marli Pereira de Barros
Resumo: Discutir à infância, o brincar, o brinquedo, as culturas infantis e a cultura lúdica, suma importância nesse momento em que, cada vez mais, o crescimento acelerado e a mudança na organização familiar vêm retirando das crianças os espaços e os tempos q éde ue eram de brincar. Tendo em vista que essa discussão pode ser abordada de diferentes perspectivas, por se tratar de um assunto amplo, nesse trabalho, objetivou se discutir o tema da perspectiva da sociologia da infância. Para tanto, fez se o uso do método de revisão da literatura, apoiando-- se nos autores Willian Arnold Corsaro e Manuel Jacinto Sarmento. O sentimento de infância começou a aparecer a partir do século XVII, ou seja, o conceito de infância é relativamente recente bem como o olhar para a crianç a. A concepção de criança foi sendo transformada ao longo da história de acordo com a necessidade e imposiç ão social. A partir de determinado momento, a escola passou a ser um instrumento de iniciação social nem todas as crianças possuíam as m , porém, como esmas condições sociais, econômicas e culturais, encontrase dois modelos de escola, uma voltada para os filhos da elite e outra para os filhos dos operários, sendo que para esses últimos, o ensino era voltado para formar um ser útil a sociedade e, assim, desconsiderava a criança como produtora de cul tura. A sociologia da infância confere um estudo científico que permite maior visibilidade e reconhecimento da condição social da criança, reconhecendo como agentes sociais criativos, ativos e produtores de as cultura. O brincar se apresenta como pilar da cultura da infância sendo uma importante ferramenta da socialização da criança e construção de seus mundos sociais. O brincar, co mo uma atividade social, pertenc e à dimensão humana e constitui, para as crianças, uma forma de ação social importante para a construção de suas relações sociais e das formas coletivas e individuais de interpretarem o mundo. O emocional, físico e cognitivo da criança. brincar favorece no desenvolvimento Considerando que às cri anças passam, muitas vezes, a maior parte do tempo na escola, essa se torna uma ferramenta para o resgate das culturas, familiares e históricas . Além disso, a escola deve encarar o brincar como momento de aprendizagem, com a mediação do educador, com ações motivadoras, desafiadoras, prazerosas e significativas. Levando em conta as particularidades da infância, compreendese que as crianças são as peças fundamentais no desenvolvimento da sociedade, seja ela econômica ou cultural
Abstract: Discussing childhood, playing, toys, children's cultures and playful culture, is of paramount importance at this moment in which, increasingly, accelerated growth and change in family organization have been taking away from children the spaces and times that are they were playful. Considering that this discussion can be approached from different perspectives, as it is a broad subject, this work aimed to discuss the theme from the perspective of the sociology of childhood. For this purpose, the literature review method was used, relying on the authors Willian Arnold Corsaro and Manuel Jacinto Sarmento. The feeling of childhood began to appear from the 17th century onwards, that is, the concept of childhood is relatively recent as well as the look at the child. The conception of the child has been transformed throughout history according to the need and social imposition. From a certain point onwards, the school became an instrument of social initiation, not all children had the m , however, due to the same social, economic and cultural conditions, there are two models of school, one aimed at the children of the elite and the other. for the workers' children, and for the latter, teaching was aimed at forming a useful being to society and, thus, disregarding the child as a producer of culture. The sociology of childhood provides a scientific study that allows greater visibility and recognition of the social condition of children, recognizing them as creative, active social agents and producers of culture. Play is presented as a pillar of childhood culture, being an important tool for children's socialization and construction of their social worlds. Playing, as a social activity, belongs to the human dimension and constitutes, for children, an important form of social action for the construction of their social relationships and collective and individual ways of interpreting the world. The emotional, physical and cognitive of the child. Playing favors development Considering that children often spend most of their time at school, this becomes a tool for rescuing cultures, family and history . In addition, the school must face playing as a moment of learning, with the mediation of the educator, with motivating, challenging, pleasurable and meaningful actions. Taking into account the particularities of childhood, it is understood that children are the fundamental pieces in the development of society, whether economic or cultural.
Palavras-chave: Sociologia da Infância
Cultura Infantil
Cultura Lúdica
Brincar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/13
Data do documento: 26-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISANGELA MACIEL CASELLAS.pdf299.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.