RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A política pública de educação para a educação de jovens e adultos e a garantia de direitos
Autor(es): Muller , Vera Lucia
Primeiro Orientador: Dias, Marli Pereira de Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Iglesia, Yara Rodrigues de la
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Materson Christofer
Resumo: A política educacional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é uma política de Educação Básica e de Educação Profissional de jovens e adultos trabalhadores, cuja ação do governo está especificamente relacionada à proteção social. Neste sentido, o TCC tem como problemática a seguinte questão: a política educacional para a EJA atende de modo satisfatório essa modalidade de ensino? O objetivo geral desse trabalho tem por finalidade analisar a política educacional voltada à EJA contemplando os aspectos históricos, as fragilidades dessa modalidade de ensino e os direitos dos (as) estudantes. Os objetivos específicos são: investigar o histórico da Educação para jovens e adultos ao longo da história do Brasil; identificar as fragilidades existentes na EJA, enquanto política educacional e verificar o quantitativo de matrículas na EJA e no Ensino Profissionalizante na atualidade. Para responder a problemática e atender os objetivos desse TCC, decidiu-se por um estudo qualitativo fundamentado pela pesquisa bibliográfica, que se deu por meio da coleta de dados, a partir de livros, artigos científicos, sites entre outros. Após o levantamento dos dados foi feita a seleção do material recolhido e posteriormente a análise desse material e dos estudos teóricos referentes à questão tratada por este trabalho de pesquisa. Cumpridas essas etapas deu-se o início da escrita do TCC.
Abstract: The educational policy for EJA in Brazil is a Basic Education and Vocational Education policy for working youth and adults, whose government action is specifically related to social protection. In this sense, this TCC (Written scientific work required for the acquiring of a degree) has the following question as a problem: Does the educational policy for EJA satisfactorily meet this type of teaching? The general objective of this work is to analyze the educational policy aimed at EJA contemplating the historical aspects, the weaknesses of this type of education and the rights of students. The specific objectives are: to investigate the history of Education for young people and adults throughout the history of Brazil; identify existing weaknesses in EJA, as an educational policy and verify the number of enrollments in EJA and Vocational Education today. To answer the problem and meet the objectives of this TCC, the decision was to carry out a qualitative study based on bibliographic research, realized through data collection, from books, scientific articles, websites and others. After collecting the data, the material collected was selected and subsequently the analysis of this material and the theoretical studies related to the issue addressed by this research work was carried out. After completing these steps, the writing of the TCC began.
Palavras-chave: EJA
Política Educacional para a EJA
Direitos
Fragilidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/122
Data do documento: 8-Jul-2022
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