RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/121
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interface entre neurociência e o ensino-aprendizagem em leituras digitais
Autor(es): Rosa, Vanessa dos Santos
Primeiro Orientador: Sousa, Luis Gabriel Venancio
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Leandra Felicia
metadata.dc.contributor.referee2: Hubler , Sonia Maria Packer
Resumo: Os processos de leitura no ambiente digital exigem outros aportes cognitivos se comparados aos analógicos. Assim sendo e pensando no público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo processo de aprimoramento de leitura se deu, em grande parte, por meio da leitura analógica, torna-se importante compreender como os estudos da neurociência podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em ambientes digitais. por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Com intuito de responder a essa problemática, esta pesquisa busca, como objetivo geral, investigar como a neurociência pode contribuir para o processo de ensinoaprendizagem por meio da leitura digital. Inserida numa pesquisa bibliográfica, o caminho para alcançar tal objetivo foi delineado da seguinte forma: a) refletir sobre as contribuições da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem que envolvam leituras digitais; b) contextualizar a Educação de Jovens Adultos e sua relação com as práticas de leitura digitais; c) propor prática pedagógica de leituras digitais com foco na neurociência. Os autores Cosenza e Guerra (2011), Cordeiro e Farias (2015), Silva (2016), Wolf (2019), entre outros foram utilizados para a ancoragem teórica. Como resultado percebeu-se que as contribuições da neurociência são favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem em leitura digitais, pois ao conhecer as áreas do nosso cérebro acionadas durante a leitura, é possível que o docente possa planejar suas aulas com o uso de estratégias que potencializem os acionamentos de áreas do nosso cérebro que são importantes na dinâmica das leituras em ambientes digitais da EJA para que, assim, os estudantes dessa modalidade de ensino possam aprender mais e melhor, além de potencializar a aplicação desses novos saberes em outras situações do seu cotidiano.
Abstract: Reading processes in the digital environment require other cognitive inputs compared to analogue ones. Therefore, and thinking about the Youth and Adult Education (EJA) audience, whose reading improvement process took place, in large part, through analogue reading, it is important to understand how neuroscience studies can contribute to the process. teaching-learning process of reading in digital environments. by students of Youth and Adult Education. In order to answer this problem, this research seeks, as a general objective, to investigate how neuroscience can contribute to the teaching-learning process through digital reading. Inserted in a bibliographical research, the way to reach this objective was outlined as follows: a) reflect on the contributions of neuroscience to the teaching-learning process that involve digital readings; b) contextualize Young Adult Education and its relationship with digital reading practices; c) propose a pedagogical practice of digital readings with a focus on neuroscience. The authors Cosenza and Guerra (2011), Cordeiro and Farias (2015), Silva (2016), Wolf (2019), among others were used for theoretical anchoring. As a result, it was noticed that the contributions of neuroscience are favorable to the teaching-learning process in digital reading, because by knowing the areas of our brain that are activated during reading, it is possible that the teacher can plan his classes using strategies that enhance the activation of areas of our brain that are important in the dynamics of readings in digital environments of EJA so that, in this way, students of this type of education can learn more and better, in addition to enhancing the application of this new knowledge in other situations of their daily.
Palavras-chave: Neurociência
Ensino-aprendizagem
Educação de Jovens Adultos
Leitura Digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/121
Data do documento: 6-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA DOS SANTOS ROSA.pdf303.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.