RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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dc.creatorRosa, Vanessa dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-24T14:56:14Z-
dc.date.available2023-02-
dc.date.available2023-02-24T14:56:14Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/121-
dc.description.abstractReading processes in the digital environment require other cognitive inputs compared to analogue ones. Therefore, and thinking about the Youth and Adult Education (EJA) audience, whose reading improvement process took place, in large part, through analogue reading, it is important to understand how neuroscience studies can contribute to the process. teaching-learning process of reading in digital environments. by students of Youth and Adult Education. In order to answer this problem, this research seeks, as a general objective, to investigate how neuroscience can contribute to the teaching-learning process through digital reading. Inserted in a bibliographical research, the way to reach this objective was outlined as follows: a) reflect on the contributions of neuroscience to the teaching-learning process that involve digital readings; b) contextualize Young Adult Education and its relationship with digital reading practices; c) propose a pedagogical practice of digital readings with a focus on neuroscience. The authors Cosenza and Guerra (2011), Cordeiro and Farias (2015), Silva (2016), Wolf (2019), among others were used for theoretical anchoring. As a result, it was noticed that the contributions of neuroscience are favorable to the teaching-learning process in digital reading, because by knowing the areas of our brain that are activated during reading, it is possible that the teacher can plan his classes using strategies that enhance the activation of areas of our brain that are important in the dynamics of readings in digital environments of EJA so that, in this way, students of this type of education can learn more and better, in addition to enhancing the application of this new knowledge in other situations of their daily.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de Jovens Adultospt_BR
dc.subjectLeitura Digitalpt_BR
dc.titleInterface entre neurociência e o ensino-aprendizagem em leituras digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Luis Gabriel Venancio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742075728701728pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Leandra Felicia-
dc.contributor.referee2Hubler , Sonia Maria Packer-
dc.description.resumoOs processos de leitura no ambiente digital exigem outros aportes cognitivos se comparados aos analógicos. Assim sendo e pensando no público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo processo de aprimoramento de leitura se deu, em grande parte, por meio da leitura analógica, torna-se importante compreender como os estudos da neurociência podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em ambientes digitais. por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Com intuito de responder a essa problemática, esta pesquisa busca, como objetivo geral, investigar como a neurociência pode contribuir para o processo de ensinoaprendizagem por meio da leitura digital. Inserida numa pesquisa bibliográfica, o caminho para alcançar tal objetivo foi delineado da seguinte forma: a) refletir sobre as contribuições da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem que envolvam leituras digitais; b) contextualizar a Educação de Jovens Adultos e sua relação com as práticas de leitura digitais; c) propor prática pedagógica de leituras digitais com foco na neurociência. Os autores Cosenza e Guerra (2011), Cordeiro e Farias (2015), Silva (2016), Wolf (2019), entre outros foram utilizados para a ancoragem teórica. Como resultado percebeu-se que as contribuições da neurociência são favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem em leitura digitais, pois ao conhecer as áreas do nosso cérebro acionadas durante a leitura, é possível que o docente possa planejar suas aulas com o uso de estratégias que potencializem os acionamentos de áreas do nosso cérebro que são importantes na dinâmica das leituras em ambientes digitais da EJA para que, assim, os estudantes dessa modalidade de ensino possam aprender mais e melhor, além de potencializar a aplicação desses novos saberes em outras situações do seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
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