RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonfim, Thalia D’Agostin de-
dc.date.accessioned2023-02-24T14:46:19Z-
dc.date.available2023-02-
dc.date.available2023-02-24T14:46:19Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/120-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the process of inclusion of deaf children in the initial years of Elementary School through some reflections, seeking to answer the follow l g question: What are the difficulties encountered in the inclusion of deaf students in the initial years of Elementary School? It was stipulated as a general objective of the work to understand the inclusion processes faced by deaf students in the initia E years of Elementary School, and as specific objectives: to conceptualize the process of inclusion of deaf students in the initial years of Elementary School; to identify the main difficulties that deaf students face during inclusion in the early years of lementary School and to characterize bilingual education for the deaf, having Libras as their first language and Portuguese as a second language. The methodology used for the development of the study was the literature review. This research shows that sc ho oling spaces should promote the integral development of deaf students, having Libras as their mother tongue and Portuguese as their second language. It also emphasizes that bilingual education for the deaf is extremely important for truly inclusive and r ev olutionary education, in the sense of allowing the overcoming of simple respect for differences, in order to move towards the real social emancipation of deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA inclusão de crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Hubler, Sonia Packer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177297322228615pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Suzete Ferreira dos-
dc.contributor.referee2Silva, Letícia Guebur da-
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar o processo de inclusão de crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de algumas reflexões, buscando responder à seguinte pergunta: Quais são as dificuldades encontradas na inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Estipulou-se como objetivo geral do trabalho compreender os processos de inclusão enfrentados por alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como objetivos específicos: conceituar o processo de inclusão dos alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as principais dificuldades que alunos surdos enfrentam durante a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental e caracterizar a educação bilíngue para surdos, tendo Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a revisão bibliográfica. Esta pesquisa evidencia que os espaços de escolarização devem promover o integral desenvolvimento do aluno surdo, tendo a Libras como língua materna e a Língua Portuguesa como a segunda língua. Ressalta ainda que o ensino bilíngue para surdos é de extrema importância para a educação verdadeiramente inclusiva e revolucionária, no sentido de permitir a superação do simples respeito às diferenças, para ir em direção à real emancipação social dos estudantes surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALIA D’AGOSTIN DE BONFIM.pdf394.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.