RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/120
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão de crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas reflexões
Autor(es): Bonfim, Thalia D’Agostin de
Primeiro Orientador: Hubler, Sonia Packer
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Suzete Ferreira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Letícia Guebur da
Resumo: O presente trabalho visa analisar o processo de inclusão de crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de algumas reflexões, buscando responder à seguinte pergunta: Quais são as dificuldades encontradas na inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Estipulou-se como objetivo geral do trabalho compreender os processos de inclusão enfrentados por alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como objetivos específicos: conceituar o processo de inclusão dos alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as principais dificuldades que alunos surdos enfrentam durante a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental e caracterizar a educação bilíngue para surdos, tendo Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a revisão bibliográfica. Esta pesquisa evidencia que os espaços de escolarização devem promover o integral desenvolvimento do aluno surdo, tendo a Libras como língua materna e a Língua Portuguesa como a segunda língua. Ressalta ainda que o ensino bilíngue para surdos é de extrema importância para a educação verdadeiramente inclusiva e revolucionária, no sentido de permitir a superação do simples respeito às diferenças, para ir em direção à real emancipação social dos estudantes surdos.
Abstract: The present work aims to analyze the process of inclusion of deaf children in the initial years of Elementary School through some reflections, seeking to answer the follow l g question: What are the difficulties encountered in the inclusion of deaf students in the initial years of Elementary School? It was stipulated as a general objective of the work to understand the inclusion processes faced by deaf students in the initia E years of Elementary School, and as specific objectives: to conceptualize the process of inclusion of deaf students in the initial years of Elementary School; to identify the main difficulties that deaf students face during inclusion in the early years of lementary School and to characterize bilingual education for the deaf, having Libras as their first language and Portuguese as a second language. The methodology used for the development of the study was the literature review. This research shows that sc ho oling spaces should promote the integral development of deaf students, having Libras as their mother tongue and Portuguese as their second language. It also emphasizes that bilingual education for the deaf is extremely important for truly inclusive and r ev olutionary education, in the sense of allowing the overcoming of simple respect for differences, in order to move towards the real social emancipation of deaf students.
Palavras-chave: Surdos
Inclusão
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/120
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALIA D’AGOSTIN DE BONFIM.pdf394.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.