Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/11
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A criança e seu desenho: um olhar da psicologia |
Autor(es): | Fernandes, Diovana |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Yara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nater, Elizabeth |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Leandra Felícia |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo estudar a evolução do desenho da criança e os possíveis desdobramentos no desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura. Basicamente, a fundamentação teórica que trata sobre a evolução do grafismo foi fundamentada nas obras de Georges Henri Luquet (18761965), Jean Piaget (1896-1980), Viktor Lowenfeld (1903-1960), e Florence de Mèredieu (1944). Para estes autores, todas as crianças passam necessariamente pelas mesmas etapas de evolução do desenho, no entanto, cada uma com características próprias. Se por um lado utilizam diferentes nomenclaturas para a definição dos estágios do grafismo infantil, por outro lado, parecem ser unânimes ao determinarem que o desenho evolui segundo fases previsíveis conforme o crescimento da criança, dentro do seu processo de desenvolvimento como ser humano, levando em conta as especificidades de cada criança e suas experiências vividas. Tendo em vista a relevância do desenho para o desenvolvimento infantil, principalmente no contexto educacional, é de fundamental importância discutir este tema em um curso de formação de professores. É de extrema importância que o professor conheça todas as características do desenvolvimento gráfico infantil. Estes estudos mostram que as crianças têm sua maneira própria de se expressar, de pensar, de registrar seus desejos, emoções e pensamentos. Cabe a nós educadores, portanto, entendê-las e respeitá-las proporcionando oportunidades de expressão, criação e experimentação. |
Abstract: | This research aimed to study the evolution of children's drawing and the possible implications for child development. The methodology used was the literature review. Basically, the theoretical foundation that deals with the evolution of graphics was based on the works of Georges Henri Luquet (18761965), Jean Piaget (1896 Lowenfeld (1903-- 1980), Viktor 1960) and Florence de Mèredieu (1944). To these authors, all children necessarily go through the same stages of drawing evolution, however, each with its own characteristics. If, on the one hand, they use different nomenclatures to define t he phases of children's drawing, on the other, they seem to be unanimous in determining that drawing evolves in predictable stages according to the child's growth, in its development process according to a human being, taking into account the specificities of each child and their lived experiences. In view of the relevance of drawing for child development, especially in the educational context, it is fundamental importance to discuss this topic in a teacher training course. It is extremely important that th e teacher knows all the characteristics of children's graphic development. These studies show that children have their own way of expressing themselves, of thinking, of registering their desires, emotions and thoughts. It is up to us educators, therefore, to understand and respect them, providing opportunities for expression, creation and experimentation . |
Palavras-chave: | Desenho Infantil Psicologia Educação Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/11 |
Data do documento: | 10-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DEBORAH COSTA CASTILHANO DA SILVA.pdf | 299.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.