Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/119
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A EJA nas prisões: da ressocialização à conquista de direitos e de cidadania |
Autor(es): | Brito, Stheffany Alanis da Luz de |
Primeiro Orientador: | Dias, Marli Pereira de Barros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcos Quintanilha da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Materson Christofer |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino importante para oportunizar às pessoas que não tiveram condições de estudar para se reintegrarem na sociedade e no campo profissional. *A EJA é importante para milhões de brasileiros que deixaram muito cedo os seus estudos devido a desigualdade social, que vitima muitos brasileiros, incluindo aqueles (as) que se encontram em cárcere privado. Nesse sentido, a problemática é a seguinte: como a EJA pode ser um instrumento para a ressocialização e de conquista de direitos para pessoas em privação de liberdade nas unidades carcerárias brasileiras? O objetivo geral é analisar a importância da EJA na formação de pessoas em privação de liberdade no que se refere a possibilidade de ressocialização, na conquista de direitos e de cidadania. Os objetivos específicos são: verificar o histórico das prisões brasileiras e a escolaridade da população encarcerada no Brasil; relacionar desigualdade social e população em situação de cárcere privado; demonstrar a importância da EJA e de Educação humanizadora no processo de ressocialização e da conquista da cidadania. Nesse contexto, o estudo teve como metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental, que permitiu fazer o levantamento e análise de dados que mas ainda não é oferecida com qualidade. |
Abstract: | Youth and Adult Education is an important teaching modality for people who were unable to study to reintegrate into Society and the professional field. EJA is important for millions of Brazilians who left their studies very early due to social inequality, which victimizes many brazilians, including those who are deprive do liberty. In this sense, the problem is the following: how can the EJA be instrument for there habilitation and achieve men to frights for people deprive do liberty in Brazilian prison units? The general objective is to analyze the importance of EJA in the formation of people in privation of freedom regarding the possibility of resocialization, in the achievement to fright sand citizen ship. The specific objectives are: to verify the history of Brazilian prisons and the education level of thein incarcerated population in Brazil; to relate social in equality and the population in a situation of false imprisonment; demonstrate the importance of EJA and humanizing education in the process of resocialization and the conquest of citizenship. In this context, the study had as methodology, the bibliographic and documental research, which hall owed the collection and analysis of data that is not yet of fered with quality. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Ensino Prisão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/119 |
Data do documento: | 6-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STHEFFANY ALANAIS DA LUZ DE BRITO.pdf | 434.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.