RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Stella Razoto da-
dc.date.accessioned2023-02-24T14:18:16Z-
dc.date.available2023-02-
dc.date.available2023-02-24T14:18:16Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/118-
dc.description.abstractThis article is the result of a literature review on Scientific Literacy (SC) in science teaching in the early years of Elementary School, through experimentation. CA is important to seek to form subjects critical to scientific knowledge, as the majority of the population uses and lives with countless products of science and technology. However, little is reflected on the processes involved in the production of these products, and scientific knowledge is considered something distant from society. In this way, this research intends to problematize, how scientific knowledge should be worked at school, in science teaching, to create opportunities for Scientific Literacy (CA) of students. Therefore, the question that guides this research work is: How can experimentation in science classes in the early years of Elementary School contribute to the development of students' CA (Scientific Literacy)? When working on this approach in the early years of Science teaching, it is sought that the student begins to understand the world and its changes, allowing him to see himself as a participatory member in the world. Scientific literacy can be significantly developed through experimentation, where the teacher must consider the students' prior knowledge, providing opportunities for reflection on issues related to Science, its implications for the environment, providing work on topics of social interest in school spaces, enabling thus the experience of citizenship and the formation of values in this very important space. It was then found that teaching and learning tends to be better when students actively participate in investigative experimentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleA alfabetização científica no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da experimentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Bordini, Santina Célia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271304321248178pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Wilma de Lara-
dc.contributor.referee2Silva, Marcus Quintanilha da-
dc.description.resumoO presente artigo é o resultado de uma revisão da literatura sobre Alfabetização Científica (AC) no ensino de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da experimentação. A AC é importante para buscar formar sujeitos críticos ao conhecimento científico, pois a maioria da população faz uso e convive com incontáveis produtos da ciência e da tecnologia. Entretanto, pouco se reflete sobre os processos envolvidos na sua produção desses produtos, sendo o saber científico considerado algo distante da sociedade. Dessa forma, esta pesquisa pretende problematizar, como os conhecimentos científicos devem ser trabalhados na escola, no ensino de ciências, para oportunizar a Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Sendo assim, a pergunta que norteadora esse trabalho de pesquisa é: Como a experimentação nas aulas de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento da AC (Alfabetização Científica) dos estudantes? Ao se trabalhar esse enfoque nos anos iniciais no ensino de Ciências, busca-se que o estudante passe a compreender o mundo e suas modificações, permitindo com que se veja como membro participativo no mundo. A Alfabetização Científica pode ser desenvolvida significativamente, através da experimentação, onde o professor deve considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, oportunizando momentos de reflexões sobre questões relacionadas à Ciência, suas implicações no meio ambiente, propiciando trabalhar temas de interesse social nos espaços escolares, possibilitando assim a vivência da cidadania e a formação de valores nesse espaço tão importante. Verificou-se então, que o ensino e aprendizagem tende a ser melhor, quando os estudantes participam de forma ativa na experimentação investigativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STELLA RAZOTO.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.