RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A feminização da profissão docente e a identidade da professora de educação infantil
Autor(es): Stadler, Roseli
Primeiro Orientador: Pereira, Soeli Terezinha
metadata.dc.contributor.referee1: Iglesia, Yara Rodrigues de la
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Chrizian Karoline
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a feminização da profissão docente na construção da identidade profissional da professora de educação infantil e os desafios da profissão. A questão norteadora desse estudo foi diante da feminização da profissão docente quais os desafios para a identidade da professora que atua na educação infantil? Para responder a essa questão a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Foram analisados fatores em torno da feminização do trabalho docente a sua influência nos desafios para as professoras de educação infantil. Para isso, se fez necessário conhecer o histórico da educação infantil, quais foram os caminhos percorridos e quais as principais leis e normativas que amparam a educação infantil como um direito fundamental das crianças. O magistério é visto como uma profissão feminina, onde os atributos designados às mulheres são vistos como essenciais para a docência, sendo também uma das primeiras profissões a serem aceitas pela sociedade para as mulheres, sendo muitos os aspectos históricos e sociais que explicam essa trajetória do magistério no Brasil. As professoras têm um papel muito importante na educação infantil, etapa essa em que o cuidar e o educar caminham juntos, com muitos desafios. Mediante a pesquisa realizada concluiu-se que a docência é vista como uma profissão feminina e que na educação infantil, devido ao histórico da feminização docente, esse fato é ainda mais presente do que em outras etapas da educação básica. Tal evidência pode ter como consequência o não reconhecimento da identidade profissional das professoras que atuam na educação infantil, o que implica em não ter a mesma valorização do que outras/os professoras/es que atuam em outras etapas educacionais, sendo vistas como tias, nem sempre consideradas como profissionais competentes e que estão na profissão devido à sua formação. Desse modo, entende-se que as professoras têm direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao reconhecimento e valorização da sua atuação profissional e às condições adequadas para o exercício da docência desde a creche.
Abstract: The present work aims to analyze the feminization of the teaching profession in the construction of the professional identity of the early childhood education teacher and the challenges of the profession. The guiding question of this study was in the face of the feminization of the teaching profession, what are the challenges for the identity of the teacher who works in early childhood education?. To answer this question, facto rs around the feminization of teaching work and its influence on the challenges for early childhood teachers were analyzed. For this, it was necessary to know the history of early childhood education, what were the paths taken and what are the main laws an d regulations that support early childhood education as a fundamental right of children. Teaching is seen as a female profession, where the attributes assigned to women are seen as essential for teaching, being also one of the first professions to be accep ted by society for women, with many historical and social aspects that explain this trajectory of teaching. teaching in Brazil. Teachers play a very important role in early childhood education, a stage in which caring and educating go hand in hand, with ma ny challenges. Through the research carried out, it was concluded that teaching is seen as a female profession and that in early childhood education, due to the history of teacher feminization, this fact is even more present than in other stages of basic e ducation. Such evidence may result in the nonrecognition of the professional identity of teachers who work in early childhood education, which implies not having the same appreciation as other teachers who work in other educational stages, being seen as a unts , not always considered as competent professionals and who are in the profession due to their training. In this way, it is understood that teachers have the right to quality initial and continuing education, recognition and appreciation of their profe ssional performance and adequate conditions for the exercise of teaching from daycare.
Palavras-chave: História da educação infantil
Feminização do trabalho docente
Docência na educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/117
Data do documento: 8-Jul-2022
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