RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Professores homens na educação infantil: limites e possibilidades
Autor(es): Muller, Richard
Primeiro Orientador: Iglesia, Yara Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcus Quintanilha da
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Materson Christofer
Resumo: A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que tem ganhado notoriedade no campo educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação dos homens na função de docente na educação infantil e a construção conceitual acerca da especificidade das funções da educação da pequena infância. Esta é uma a pesquisa qualitativa realizada por meio de uma revisão crítica da literatura. Foram utilizados autores que são referência nos temas estudados, tais como: Guacira Lopes Louro (2006), Jane Soares de Almeida (1998), Maria Amélia de Almeida Teles (2018), Vital Didonet (2001) Moysés Kuhlmann Jr (2000), bem como o Dossiê: Professores Homens na educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências. Por meio da pesquisa se constatou que a naturalização de algumas práticas no dia a dia com as crianças pequenas, em muitos casos, reafirma a relação mulher, professora e mãe como algo determinado, pautado numa visão biológica e social. Nesse sentido, a inexpressiva participação dos homens na função de docente na educação infantil está atrelada a uma cultura do machismo. Diante do exposto, faz-se urgente uma concepção mais alargada do papel de homens e mulheres no cuidado e educação de meninas e meninos pequenos, assim como um trabalho de desconstrução de diferenciações de gênero, bem como das profissões aliadas ao sexo biológico.
Abstract: The role of male teachers in daycare centers and preschools is a research topic that has gained notoriety in the educational field. Therefore, this paper aims to analyze the participation of men in the teaching role in early childhood education and the conceptual construction about the specificity of the functions of early childhood education. This is qualitative research carried out through a critical review of the literature. We used authors who are references in the themes studied, such as: Guacira Lopes Louro (2006), Jane Soares de Almeida (1998), Maria Amélia de Almeida Teles (2018), Vital Didonet (2001) Moysés Kuhlmann Jr (2000), as well as the Dossier: Men Teachers in Early Childhood Education: dilemmas, tensions disputes and confluences. Through the research it was found that the naturalization of some practices in the day to day with young children, in many cases, reaffirms the woman, teacher and mother relationship as something determined, based on a biological and social vision. In this sense, the inexpressive participation of men in the teaching role in early childhood education is linked to a culture of machismo. In view of the above, it is urgent to have a broader conception of the role of men and women in the care and education of girls and young boys, as well as a work to deconstruct gender differentiations, and professions allied to biological sex.
Palavras-chave: Educação infantil
Gênero
Professores
Homens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/116
Data do documento: 12-Jul-2022
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