Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/114
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O racismo como obstáculo ao rendimento escolar e à permanência das crianças negras nas escolas do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Ivanice Aparecida Nogueira de Arruda dos |
Primeiro Orientador: | Dias, Marli Pereira de Barros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins , Leandra Felicia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins , Materson |
Resumo: | Esse trabalho, cuja investigação centra-se em averiguar o preconceito e o racismo contra as crianças negras no Ensino Fundamental, tem como problemática a seguinte questão: O preconceito e o racismo nas escolas podem interferir no aprendizado, autoestima e evasão escolar da criança negra? O objetivo geral se propõe a analisar como a discriminação racial e o preconceito podem influenciar na exclusão e no rendimento escolar da criança negra comprometendo o seu desenvolvimento escolar e o seu futuro. Os objetivos específicos visam compreender a história do racismo, sua relação com a educação das crianças negras e os fatores que levam os estudantes negros(as) a terem baixa autoestima; verificar os motivos que afetam os estudantes negros (as) e contribuem para o baixo rendimento e evasão escolar e identificar as várias manifestações de racismo que os estudantes negros enfrentam na sua trajetória escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa. É uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo, que se dedicou a fazer uma extensa revisão bibliográfica e documental existentes sobre a temática desse TCC. Essa modalidade de pesquisa serve de fundamentação para a análise das teorias estudadas em consonância com a investigação de documentos referentes ao assunto, a partir de fontes primárias. |
Abstract: | This work, whose investigation focuses on find out prejudice and racism against black children in elementary school, has the following question as a problem: can prejudice and racism in schools interfere on black children's learning, self-esteem, and school dropout? The broad objective is to analyze how racial discrimination and prejudice can influence the exclusion and school performance of black children, compromising their school growth and their future. The specific goalproposes to understand the history of racism and its relationship with the education of black children and the factors that lead black students to have low self-esteem; to verify the reasons that affect black students and contribute to low performance and school dropout and identify the various manifestations of racism that black students face in their school trajectory. The methodology adopted was research. It is a bibliographic and documentary research of a qualitative nature, which was dedicated to an extensive bibliographic and documentary review about thisTCC. This type of research serves as a basis for the analysis of the theories studied in line with the investigation of documents related to the subject, from primary sources. |
Palavras-chave: | Escola Ensino Fundamental Racismo Preconceito Baixo rendimento escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade Unina |
Sigla da Instituição: | Unina |
Departamento: | Pedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/114 |
Data do documento: | 7-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IVANICE APARECIDA NOGUEIRA DE ARRUDA DOS SANTOS.pdf | 857.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.