RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/114
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O racismo como obstáculo ao rendimento escolar e à permanência das crianças negras nas escolas do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Ivanice Aparecida Nogueira de Arruda dos
Primeiro Orientador: Dias, Marli Pereira de Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Martins , Leandra Felicia
metadata.dc.contributor.referee2: Martins , Materson
Resumo: Esse trabalho, cuja investigação centra-se em averiguar o preconceito e o racismo contra as crianças negras no Ensino Fundamental, tem como problemática a seguinte questão: O preconceito e o racismo nas escolas podem interferir no aprendizado, autoestima e evasão escolar da criança negra? O objetivo geral se propõe a analisar como a discriminação racial e o preconceito podem influenciar na exclusão e no rendimento escolar da criança negra comprometendo o seu desenvolvimento escolar e o seu futuro. Os objetivos específicos visam compreender a história do racismo, sua relação com a educação das crianças negras e os fatores que levam os estudantes negros(as) a terem baixa autoestima; verificar os motivos que afetam os estudantes negros (as) e contribuem para o baixo rendimento e evasão escolar e identificar as várias manifestações de racismo que os estudantes negros enfrentam na sua trajetória escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa. É uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo, que se dedicou a fazer uma extensa revisão bibliográfica e documental existentes sobre a temática desse TCC. Essa modalidade de pesquisa serve de fundamentação para a análise das teorias estudadas em consonância com a investigação de documentos referentes ao assunto, a partir de fontes primárias.
Abstract: This work, whose investigation focuses on find out prejudice and racism against black children in elementary school, has the following question as a problem: can prejudice and racism in schools interfere on black children's learning, self-esteem, and school dropout? The broad objective is to analyze how racial discrimination and prejudice can influence the exclusion and school performance of black children, compromising their school growth and their future. The specific goalproposes to understand the history of racism and its relationship with the education of black children and the factors that lead black students to have low self-esteem; to verify the reasons that affect black students and contribute to low performance and school dropout and identify the various manifestations of racism that black students face in their school trajectory. The methodology adopted was research. It is a bibliographic and documentary research of a qualitative nature, which was dedicated to an extensive bibliographic and documentary review about thisTCC. This type of research serves as a basis for the analysis of the theories studied in line with the investigation of documents related to the subject, from primary sources.
Palavras-chave: Escola
Ensino Fundamental
Racismo
Preconceito
Baixo rendimento escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/114
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANICE APARECIDA NOGUEIRA DE ARRUDA DOS SANTOS.pdf857.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.