RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGureski , Hilda-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:25:11Z-
dc.date.available2023-02-
dc.date.available2023-02-23T13:25:11Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.urihttp://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/113-
dc.description.abstractThe world population is increasingly aging. From this perspective, it is necessary to rethink the way in which the elderly have been treated by and in society and one of the fundamental aspects is to (re)think the educational process of these subjects. The real presence of the elderly person in Higher Education Institutions is undeniable and, in view of this fact, we seek, through this research, to answer the following question: How the presence of the elderly person is established in a Higher Education course of a Faculty private in southern Brazil? As a general objective, the present work aims to investigate how the insertion and permanence of the elderly person in Higher Education courses takes place. The specific objectives are: a) to identify the elderly person's access to Higher Education, through an experience report; b) outline how the process of adaptation of the elderly person in a Higher Education Institution takes place. The methodology chosen for the development of the study is based on an experience report, while a written record of the researcher's experiences entering Higher Education in the third age. Chapter 1 presents a brief discussion about the elderly in Higher Education. Chapter 2 discusses the author's experience report. Finally, the final considerations of the research present the trajectory of the researcher in Higher Education, highlighting the challenges encountered, but also the support and clarifications received, a fact that aroused the desire to develop a work with EJA students s o that they could become feel, increasingly focused on entering a Faculty.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade Uninapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superior na 3ª idadept_BR
dc.subjectEnvelhecimento e educaçãopt_BR
dc.subjectEnvelhecimento e educaçãopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleOs desafios da pessoa idosa no ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesNApt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Luis Gabriel Venancio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742075728701728pt_BR
dc.contributor.referee1Martins , Leandra Felicia-
dc.contributor.referee2Santos, Guilherme Natan Paiano dos-
dc.description.resumoCada vez mais a população mundial vem envelhecendo. Nessa perspectiva, faz-se necessário repensar a forma como os idosos vem sendo tratados pela e na sociedade e um dos aspectos fundamentais é (re)pensar o processo educativo desses sujeitos. É inegável a real presença da pessoa idosa nas Instituições de Ensino Superior e, diante de tal fato, busca-se, por meio dessa pesquisa, responder a seguinte questão: Como a presença da pessoa idosa é estabelecida num curso de Ensino Superior de uma Faculdade privada do Sul do Brasil? Como objetivo geral, o presente trabalho visa investigar como se dá a inserção e a permanência da pessoa idosa em cursos do Ensino Superior. Os objetivos específicos são: a) identificar o acesso da pessoa idosa ao Ensino Superior, por meio de relato de experiência; b) delinear como se dá o processo de adaptação da pessoa idosa numa Instituição de Ensino Superior. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do estudo tem por base relato de experiência, enquanto registro escrito de vivências da pesquisadora ingressa no Ensino Superior na terceira idade. O capítulo 1 apresenta uma breve discussão sobre a pessoa idosa no Ensino Superior. O capítulo 2 discorre sobre o relato de experiência da autora. Por fim, as considerações finais da pesquisa apresentam a trajetória da pesquisadora no Ensino Superior, ressaltando os desafios encontrados, mas, também, os apoios e esclarecimentos recebidos, fato este que suscitou a vontade de desenvolver um trabalho com estudantes da EJA para que estes se sintam, cada vez mais voltados a ingressar numa Faculdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUninapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILDA GURESKI.pdf230.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.