RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/111
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação infantil: ensino fundamental: desafios e possibilidades na transição de etapas
Autor(es): Deitos, Carla Regina
Primeiro Orientador: Hubler , Sônia Maria Packer
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Leandra Felícia
metadata.dc.contributor.referee2: Bordini, Santina Célia
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade refletir e discutir sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Essas são etapas muito importantes da infância que requerem um olhar atento de todos os envolvidos. Esse período de transição traz muitas dúvidas e um desafio, tanto para os professores quanto para a família e para as crianças. Nesse sentido, buscou-se analisar “Como os professores podem contribuir no processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental?” A Educação Infantil é marcada pelo cuidar e educar, e a ludicidade faz parte do cotidiano da criança. Assim, a transição para o Ensino Fundamental não significa uma ruptura com o brincar, mas sim uma nova forma de brincar, em que a ludicidade, os jogos serão voltados para o processo de alfabetização e letramento da criança.
Abstract: The present work aims to reflect and discuss the transition from Early Child hood Education to Elementary School. These are very important stages of child hood that require a careful look by everyone involved. This transition period brings many doubts and challenges, both for teachers, for the family and for the children. In this sense, we sought to analyze "How can teachers contribute to the transition process from Early Childhood Education to the 1st year of Elementary School?". Early Childhood Education is marked by caring and educating, and playfulness is part of children's daily lives. Thus, the transition to Elementary School does not mean a rupture with playing, but a new way of playing, in which playfulness, games will be focused on the child's literacy and literacy process.
Palavras-chave: Desafio
Aluno
Professor
Educação Infantil
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/111
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA REGINA DEITOS.pdf235.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.