RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/110
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e tecnologia: diálogo em tempo de Pandemia
Autor(es): Neves, Ana Patricia Ferreira Das
Primeiro Orientador: Sousa, Luis Gabriel Venancio
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Guilherme Natan Paino dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Soeli Terezinha dos
Resumo: O presente trabalho propõe uma discussão sobre a educação brasileira, principalmente no que tange ao trabalho do professor, durante a pandemia por SarsCov-2 (Covid-19), em 2020. Este período ficou marcado pela dificuldade em (re) adaptar o cenário educacional para uma nova forma viver, isto é, por isolamento social, transformando o ensino até então feito presencialmente nos espaços físicos escolares em ensino emergencial/remoto. Tendo em vista a dificuldade enfrentada pelos docentes em diferentes contextos, tais como: pedagógico, social, econômico etc., esta pesquisa tem como objetivo geral: Identificar quais foram as mudanças mais significativas que ocorreram na prática pedagógica de professores da educação básica? Além disso, alguns caminhos foram traçados a fim de responder ao que se propõe; para isso, teve como objetivos específicos: a) discutir a relação entre educação e tecnologias; b) compreender o cenário educacional durante o período pandêmico; e c) apresentar experiências de professores da educação básica, no período pandêmico.
Abstract: The present work proposes a discussion about Brazilian education, mainly with regard to the teacher's work, during the pandemic by SarsCov-2 (Covid-19), in 2020. This period was marked by the difficulty in (re)adapting the educational scenario for a new way of living, that is, for social isolation, transforming the teaching until then done in person in the school's physical spaces into emergency/remote teaching. Bearing in mind the difficulty faced by teachers in different contexts, such as: pedagogical, social, economic, etc., this research has the general objective: To identify which were the most significant changes that occurred in the pedagogical practice of basic education teachers? In addition, some paths were traced in order to respond to what is proposed; for this, it had the following specific objectives: a) to discuss the relationship between education and technologies; b) understand the educational scenario during the pandemic period; and c) present the experiences of basic education teachers during the pandemic period.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Pandemia
Diálogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/110
Data do documento: 4-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PATRICIA FERREIRA DAS NEVES.pdf762.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.