RI da Faculdade UNINA Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UNINA Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação entre a mãe e o bebê e a inserção na educação infantil: uma visão Winnicottiana
Autor(es): Castilhano, Deborah Costa
Primeiro Orientador: Rodrigues, Yara
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcus Quintanilha da
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Wilma de Lara
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a relação entre a mãe e o bebê na perspectiva winnicottiana. Nesse sentido, busca-se analisar as primeiras relações materno-infantis a partir de três proposições teóricas: a relação mãe-bebê, o conceito da mãe suficientemente boa e a análise do acolhimento do bebê na creche, por meio da abordagem Winnicottiana. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura. Grande parte da revisão bibliográfica foi realizada por meio das obras de Donald W. Winnicott e de seus colaboradores, principalmente, Zeljko Loparic. Os artigos foram retirados do acervo Loparic, disponibilizadas de forma online. Pôde-se verificar que para Winnicott cada ser humano traz um potencial inato para amadurecer, para se integrar. Mas não é o ambiente que faz o bebê crescer, nem determina o sentido desse crescimento, mas apenas facilita, quando for suficientemente bom. Para que o bebê se desenvolva de forma saudável, ele precisa de uma mãe dedicada, tanto do ponto de vista físico, como psicológico. Esta dedicação deve ser através de uma relação empática e da adaptação sensível da mãe às necessidades do bebê. Quando o bebê sai do núcleo familiar e passa a frequentar espaços coletivos, ele enfrenta um momento estressante. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais da educação infantil busquem estratégias de acolhimento do bebê e de sua família.
Abstract: This work aims to study the relationship between mother and baby in the Winnicottian perspective. In this sense, research the first maternal and child relationships based on three theoretical proposals: a mother-baby relationship, or the concept of mother, well and an analysis of childcare at the daycare center, using the Winnicottian approach. The methodology used was a literature review. Much of the bibliographic review was carried out through the works of Donald W. Winnicott and his collaborators, mainly Zeljko Loparic. The articles were removed from the Loparic collection, made available online. It was possible to verify that Winnicott each human being brings an innate potential to mature, to integrate. But it is not the environment that makes the baby grow, nor does it determine the direction of that growth, but only facilitates, when allowed. For the baby to develop a healthy shape, he needs a dedicated mother, both physically and psychologically. This dedication must be carried out through an empathic relationship and a sensitive adaptation of the mother to the baby's needs. When the baby leaves the family nucleus and starts to attend collective spaces, he faces a stressful moment. In this sense, it is essential that early childhood education professionals seek strategies to welcome the baby and his family.
Palavras-chave: Psicanálise Winnicottiana
Mãe-bebê
Relação família-escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade Unina
Sigla da Instituição: Unina
Departamento: Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.unina.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/10
Data do documento: 1-Jul-2020
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